Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Holandeses e letonas são as pessoas mais altas do mundo, segundo revista

26 jul 2016 - 14h36
Compartilhar
Exibir comentários

Os homens da Holanda e as mulheres da Letônia foram consideradas as pessoas com a altura média mais elevada do mundo, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira na revista científica "eLife".

O holandês médio alcança uma altura de 1,83 cm, enquanto as letonas medem cerca de 1,70 cm, conforme uma pesquisa do Imperial College de Londres que analisou dados de 187 países desde 1914. Em contrapartida, os homens mais baixos do planeta, que medem em média 1,60 cm são os do Timor-Leste, e as mulheres de menor estatura, com cerca de 1,50 cm estão na Guatemala.

A partir dos dados dos últimos 100 anos, os cientistas constataram que nas últimas décadas deixou de aumentar a altura média dos cidadãos de diversos países, a maioria dos quais registrou um aumento no início do século XX. A população dos Estados Unidos é uma das que notou primeiro essa estagnação, um padrão que é seguido por Reino Unido, Finlândia e Japão, por exemplo.

Em 1914, os homens americanos eram os terceiros mais altos do mundo e as mulheres, as quartas. Agora ocupam os postos 37 e 42, respectivamente.

Por outro lado, Espanha, Itália e diversos países da América Latina estão registrando aumento na altura média de seus cidadãos, segundo os pesquisadores, que apontam à nutrição e os fatores ambientais como fatores-chave para o crescimento, ao lado de características genéticas individuais.

"Este estudo nos proporciona uma imagem da saúde das nações durante o último século e revela que a altura média em algumas nações diminuiu, enquanto em outras aumentou", afirmou em comunicado o principal autor do trabalho, Majid Ezzati.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade