Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Conheça o complexo sistema eleitoral das legislativas na Alemanha

19 set 2013 - 10h43
(atualizado às 10h46)
Compartilhar

Os primeiros resultados das legislativas alemãs, que serão publicados no domingo, a partir das 13H00 (de Brasília), podem ser de difícil interpretação porque o sistema eleitoral combina uma apuração direta em um único turno e uma apuração proporcional.

Cada um dos 61,8 milhões de eleitores dispõe de dois votos para eleger os 598 deputados da 18º Bundestag, a câmara baixa del Parlamento, que elege o chefe de Governo (chanceler) dias depois.

A metade das cadeiras (299) será atribuída por sistema uninominal direto proporcional às regiões administrativas. O candidato que ficar em primeiro lugar será eleito, mesmo que não alcance os 50%.

Mas os eleitores dispõem de um segundo voto, que deve atribuir a uma lista apresentada pelos partidos de cada Land ou Estado regional.

O eleitor tem direito de votar com sua segunda cédula em outro partido diferente do que elegeu primeiro.

Este segundo voto será muito importante porque o resultado derivado determina o número de deputados enviados por cada partido ao Bundestag, Land por Land, e, portanto, a relação de forças na futura assembleia.

A Baviera, por exemplo, envia 90 deputados ao Bundestag: 45 eleitos nas regiões administrativas e 45 nas listas. Se um partido obtiver 40% dos segundos votos, terá direito a 40% das 90 cadeiras, ou seja, a 36 mandatos.

Se este partido obtiver 30 mandatos diretos (dos 45), é completado com 6 eleitos provenientes das listas. Em compensação, se obtiver 40 mandatos diretos, conserva seus 4 eleitos suplementares, e isso faz com que a Bundestag tenha um número de cadeiras superior aos 598 previstos inicialmente.

Como as cadeiras atribuídas por este segundo voto são divididas entre as formações que obtiverem ao menos 5% dos votos em escala nacional, um resultado de 48%, e inclusive de 47%, bastam no geral para dispor de uma maioria.

Este sistema beneficia no geral os grandes partidos, que conseguem muitos mandatos diretos.

Mas com frequência é necessário esperar várias horas e o resultado de complicados cálculos de ajuste para conhecer exatamente o número de eleitos que a futura assembleia terá e sua distribuição.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra