PUBLICIDADE

Europa

Catalunha pedirá a Madri realização de referendo para independência

16 jan 2014 - 13h37
(atualizado às 13h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O parlamento regional catalão decidiu nesta quinta-feira por maioria pedir a Madri que autorize ao governo da Catalunha a realização do referendo de autodeterminação anunciado para novembro por Artur Mas, o presidente nacionalista desta grande região do nordeste da Espanha.

Por 87 votos a favor, 43 contra e três abstenções, os deputados do parlamento regional, com sede em Barcelona, aprovaram a proposta de lei pedindo a Madri que delegue ao governo catalão a capacidade de autorizar, convocar e organizar um referendo sobre o futuro político da região.

O parlamento catalão transfere assim o debate para Madri, onde a proposta será apresentada ao Congresso de Deputados. Lá, previsivelmente será rejeitada, já que os dois principais grupos parlamentares - os conservadores no poder e a oposição socialista - se opõem à organização de um referendo pela independência.

Orgulhosa de seu idioma e tradições, a Catalunha, com 7,5 milhões de habitantes, outrora motor econômico da Espanha e agora uma de suas regiões mais endividadas, vive nos últimos anos um auge do sentimento separatista atiçado por uma crise econômica que acentuou as tensões políticas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade