PUBLICIDADE

Europa

Pela 1ª vez, TV da Catalunha não exibirá mensagem de Natal do rei da Espanha

24 dez 2013 - 13h26
Compartilhar
Exibir comentários

Os tradicionais votos de Feliz Natal do rei da Espanha não serão transmitidos pela TV pública da Catalunha pela primeira vez desde que a monarquia foi instaurada, uma atitude que reforça o clamor popular pela separação da rica região localizada no nordeste do país.

Os funcionários da emissora farão greve por meia-hora nesta terça-feira, no momento exato em que está previsto o discurso do rei. O motivo oficial é um protesto contra a redução de custos e terceirização de algumas produções, parte da disputa da região com o governo central em Madri.

Em meio à polêmica em torno da independência catalã, o rei Juan Carlos segue sem tocar no assunto de seus discursos. Por outro lado, o monarca vem tentando convocar os espanhóis a se unirem para, juntos, ajudarem o país a sair da crise econômica que assola a Europa há cinco anos -só na Espanha, uma a cada quatro pessoas estão desempregadas.

A emissora TV3 vai exibir reprises durante a greve e o discurso do rei estará disponível mais tarde no website, disse uma porta-voz.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade