PUBLICIDADE

Europa

Premiê espanhol oferece diálogo com Catalunha, mas rejeita independência

14 set 2013 - 15h52
(atualizado às 16h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, ofereceu neste sábado ter discussões com a Catalunha, mas não deu indicação de que permitirá à rica região do noroeste votar sua independência.

A oferta de discussões foi feita em carta enviada ao chefe do governo regional da Catalunha, Artur Mas, apenas três dias após centenas de milhares de catalães formarem uma corrente humana de 400 quilômetros para reivindicar a independência e exigir um referendo.

Pedidos crescentes por separação na região de 7,5 milhões de pessoas têm aumentado a pressão sobre Rajoy, já está envolvido em escândalo de corrupção e busca tirar o país da recessão. "Estou convencido da relevância excepcional da Catalunha para a Espanha e da riqueza, da pluralidade e da singularidade da sociedade catalã", disse Rajoy na carta.

"Também acredito que nossos laços não podem ser rompidos sem enormes custos econômicos, políticos e sociais", disse. "E, é claro, eu também transmitir a forte crença de meu governo de que precisamos trabalhar juntos para fortalecer esses laços e nos afastar dos confrontos", acrescentou.

Rajoy e Mas se encontraram em segredo em agosto para dar fim ao impasse de 1 ano em relação ao referendo e a maiores poderes fiscais à região, mas eles fizeram pouco progresso e discordaram amplamente sobre a natureza e o alcance das discussões.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade