PUBLICIDADE

Europa

Bebê 'ariano ideal' em capa de revista nazista era judeu

Revelação foi feita pela própria modelo, Hessy Taft, que doou material ao Museu do Holocausto de Israel

3 jul 2014 - 07h31
(atualizado às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Hessy Taft na capa da revista. Sua família fugiu dos nazistas na Alemanha e se estabeleceu nos EUA</p>
Hessy Taft na capa da revista. Sua família fugiu dos nazistas na Alemanha e se estabeleceu nos EUA
Foto: Museu do Holocausto

O bebê "ariano ideal" que aparece na capa de uma revista da propaganda nazista, em 1935, era, na verdade, judeu. A revelação foi feita pela própria pessoa na foto, Hessy Taft, hoje com 80 anos.

A mulher doou uma cópia da revista ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, como parte da campanha Recolhendo Fragmentos, lançada em 2011 para estimular pessoas a doarem materiais ligados ao holocausto para que sejam protegidos pela posteridade.

Hessy Taft, cujo sobrenome de solteira é Levinson, nasceu em Berlim em 1934, filha de pais judeus originários da Letônia. Ambos músicos, eles haviam chegado à Alemanha em 1928 para trabalhar como cantores de ópera.

Em depoimento a funcionários do museu, Taft contou que o contrato de seu pai foi cancelado imediatamente assim que suas origens judias foram descobertas.

Concurso

Em 1935, a mãe de Hessy e sua tia a levaram para ser fotografada por Hans Ballin, um renomado fotógrafo em Berlim. Sete meses mais tarde, a empregada dos Levinson disse ter visto a foto da pequena Hessy na capa da revista nazista Sonnie ins Hous (Raio de Sol na casa, em tradução livre). 

Hessy Taft, hoje com 80 anos
Hessy Taft, hoje com 80 anos
Foto: Museu do Holocausto

A fotografia havia sido escolhida em um concurso promovido pelo Departamento de Propaganda Nazista, chefiado por Joseph Goebbels. A melhor entre cem imagens clicadas pelos melhores fotógrafos alemães representaria o "bebê alemão ariano ideal" e seria capa da revista.

Sem saber das origens da família Levinson, Ballin submeteu a foto de Hessy e de outros dez bebês. A ironia de a fotografia trazer uma bebê judia foi motivo de piada durante muito tempo na família.

A foto da menina também foi redistribuída em cartões postais em todo o país e até na Lituânia.

Quando perguntada o que diria para o fotógrafo hoje, Hessy respondeu: "Eu diria: 'Que bom você teve coragem'".

Fuga

Após fugir da Alemanha para Paris em 1938, a família escapou da ocupação nazista no norte da França em 1941, emigrando para Espanha e Portugal até conseguir embarcar em um navio para Cuba.

Em 1949, os Levinson se estabeleceram nos Estados Unidos, onde Hessy se formou em química na Universidade de Columbia e se casou, em 1959, com Earl Taft.

O casal tem dois filhos e quatro netos. Ele ainda leciona química na Universidade de St. John's.

Apesar de sua família mais próxima ter sobrevivido ao holocausto, a maioria de seus parentes em Latvia foram mortos pelos nazistas e seus colaboradores.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade