Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EUA mobilizam aeronaves para interceptar caças russos no Alasca

Espaço é internacional, porém limítrofe com fronteira americana

25 set 2025 - 11h39
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos mobilizaram nesta quinta-feira (25) quatro caças F-16 e uma aeronave de vigilância para identificar e interceptar aviões de guerra da Rússia que estavam voando no espaço aéreo perto do Alasca.

Sobrevoo ocorreu em espaço limítrofe com fronteira dos EUA
Sobrevoo ocorreu em espaço limítrofe com fronteira dos EUA
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação consta em um comunicado divulgado pelo Comando da Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad), que enfatiza que a aeronave russa permaneceu em uma área da fronteira entre os EUA e o Canadá, mas não entrou no espaço aéreo dos dois países.

Segundo o comando, dois bombardeiros estratégicos russos Tu-95 e dois caças Su-35 sobrevoaram a Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca. O espaço é internacional, porém limítrofe com a fronteira americana.

Desta forma, "a atividade russa na Zona de Identificação de Defesa Aérea ocorre regularmente e não é vista como uma ameaça", acrescenta a nota.

As novas incursões acontecem em meio a uma onda de sobrevoos russos no espaço aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nas últimas semanas. Além disso, ocorrem depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a aliança militar deveria abater qualquer aeronave russa que violasse o espaço aéreo no futuro. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade