PUBLICIDADE

Mundo

EUA impõem novas sanções ao Irã em reação a programas de armas

22 mar 2019 - 12h39
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos disseram nesta sexta-feira que estão impondo sanções a 14 pessoas e 17 entidades ligadas à Organização de Inovação e Pesquisa Defensiva do Irã (SPND), um organismo que os EUA disseram ter desempenhado um papel central em esforços iranianos passados para obter armas nucleares.

Secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin
28/01/2019
REUTERS/Jim Young
Secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin 28/01/2019 REUTERS/Jim Young
Foto: Reuters

Entre os sancionados está o grupo Shahid Karimi, que trabalha para o SPND em projetos relacionados a mísseis e explosivos, informou o Departamento do Tesouro norte-americano em um comunicado.

"O governo dos EUA está adotando ações decisivas contra elementos de todos os níveis com ligação com a Organização de Inovação e Pesquisa Defensiva do Irã (SPND) que apoiam o setor de defesa do regime iraniano", disse o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

"Os Estados Unidos continuarão aplicando pressão máxima no regime iraniano, usando todas as ferramentas econômicas para impedir o Irã de desenvolver armas de destruição em massa. Qualquer um que cogite lidar com a indústria de defesa iraniana em geral, e com a SPND em particular, corre o risco de isolamento profissional, pessoal e financeiro."

O Tesouro disse que as medidas visam grupos subordinados, apoiadores, empresas de fachada e autoridades associadas à SPND. A medida congela todo e qualquer ativo destes alvos nos EUA e proíbe negociações norte-americanas com eles.

"A ação de hoje serve como um alerta a indivíduos e entidades que cogitem lidar com o setor de defesa do regime iraniano em geral e com a SPND em particular: ao se envolveram em atividades sujeitas a sanção com pessoas iranianas designadas, vocês correm risco de isolamento profissional, pessoal e financeiro", avisou o departamento.

Na quinta-feira, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que Teerã está determinada a reforçar seus recursos de defesa, apesar da pressão crescente de Washington e de seus aliados para conter seu programa de mísseis balísticos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade