Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo diz que 34,6% dos italianos terão mais de 65 anos até 2050

Pesquisa apontou que sistema de saúde poderá ficar pressionado

15 out 2025 - 17h56
(atualizado às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) apontou que quase 35% da população italiana terá mais de 65 anos até 2050, evidenciando que os habitantes do país europeu estão envelhecendo cada vez mais.

Pesquisa apontou que sistema de saúde poderá ficar pressionado
Pesquisa apontou que sistema de saúde poderá ficar pressionado
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O alerta foi apresentado durante o evento "Investindo para um Envelhecimento Saudável", realizado em Roma. Atualmente, a proporção de italianos com mais de 65 anos é de 24,7%, mas esse número deve subir para pelo menos 34,6% nos próximos 25 anos.

O estudo revelou que a expectativa de vida no Belpaese é de 83,4 anos, mas o declínio contínuo da taxa de natalidade pode gerar um desequilíbrio cada vez maior entre a população ativa e os aposentados, pressionando os sistemas de previdência social e de saúde.

"Dados atualizados confirmam um crescimento constante da população com mais de 65 anos. Esse fenômeno é acompanhado por uma lacuna crescente entre a expectativa de vida e os anos vividos com boa saúde ou plena independência", afirmou Roberta Crialesi, diretora do Instituto Nacional de Estatística (Istat).

A especialista também destacou a necessidade da implementação de "políticas estruturadas que transformem o envelhecimento em uma fonte de força, potencializando a contribuição dos idosos para a sociedade e promovendo uma abordagem integrada entre saúde, trabalho e inclusão social". .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade