Meloni promete enviar geradores de energia a Zelensky em telefonema
Ataques massivos russos causaram apagões em 8 regiões da Ucrânia
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, prometeu ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que seu governo irá enviar suprimentos de emergência para apoiar a infraestrutura energética e a população, em meio à nova onda de ataques massivos russos.
"Os geradores fornecidos por empresas italianas serão enviados à Ucrânia nas próximas semanas", informou o Palácio Chigi sobre a conversa telefônica entre os líderes realizada neste domingo (7), após bombardeios de Moscou em larga escala danificarem instalações de energia em ao menos oito regiões ucranianas.
A ligação entre Meloni e Zelensky ocorreu devido à ida do chefe de Estado de Kiev a Roma nos próximos dias, após passar por Londres e Bruxelas, "como parte de seus contatos com importantes líderes europeus sobre o processo de paz" em seu país.
A premiê italiana reiterou ainda a Zelensky "seu apoio ao processo de negociação em curso e ao compromisso dos Estados Unidos em identificar um caminho que possa levar a uma paz justa e duradoura" no leste europeu.