Leonard Nimoy, o Spock de "Jornada nas Estrelas", morre aos 83 anos
Famoso por dar vida ao icônico Spock na saga "Jornada nas Estrelas", o ator Leonard Nimoy morreu nesta sexta-feira aos 83 anos em sua casa de Bel Air, em Los Angeles, vítima de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (EPOC).
Nimoy tornou público em 2014 que sofria dessa doença depois que foram divulgadas fotografias nas quais aparecia em uma cadeira de rodas conectado a um respirador artificial.
Na ocasião, o ator explicou em sua conta no Twitter que se encontrava "bem", mas não podia "caminhar distâncias muito longas", antes de pedir aos fumantes que aprendessem "a lição".
Nimoy atribuiu seus problemas de saúde a seus anos de dependência ao tabaco, um hábito que tinha deixado há mais de três décadas.
A notícia de sua morte foi confirmada na conta oficial de Twitter do ator, @TheRealNimoy, onde seu neto Daniel indicou que seu avô morreu às 8h40 (horário local, 13h40 de Brasília).
"Foi um homem extraordinário, marido, avô, irmão, ator, autor e amigo. Obrigado a todos pelas cálidas condolências", escreveu seu neto, que aproveitou para anunciar que colocaria à venda uma edição especial de camisetas na loja virtual dedicada a Nimoy.
"Todas as receitas serão direcionadas à Fundação COPD", acrescentou o jovem, em referência à organização que trabalha pela melhora do tratamento e pela cura de doenças respiratórias como a que matou seu avô.
Nascido em 26 de março de 1931 em Boston, era filho de imigrantes ucranianos judeus ortodoxos e se transformou em um ícone da cultura pop idolatrado entre os fãs da ficção científica por encarnar na pequena e na grande tela um extraterrestre do planeta Vulcano de grande inteligência, mas com grande dificuldades para socializar.
Nimoy viveu Spock na série "Jornada nas Estrelas" entre 1966 e 1969 e retomou o personagem em múltiplas ocasiões no cinema, com as adaptações do programa à grande tela entre 1979 e 1991, anos nos quais foram lançados seis longas-metragens.
O ator voltou a reaparecer como Spock nas reedições da saga dirigidas por J.J. Abrams, "Star Trek" (2009) e "Além da Escuridão - Star Trek" (2013).
"Descanse em paz, Leonard Nimoy. Muitos de nós na Nasa fomos inspirados por 'Jornada nas Estrelas'. Vá com coragem", disse hoje a agência espacial americana em sua conta oficial do Twitter, na qual publicou uma imagem do ator junto com alguns companheiros de elenco da série aos pés da nave Enterprise.
As demonstrações de afeto e de lembrança para Nimoy e sua família se multiplicaram nas redes sociais, entre elas as de seus companheiros em "Jornada nas Estrelas".
"Eu o amava como a um irmão. Todos sentiremos saudades de seu senso de humor, seu talento e sua capacidade para amar", afirmou no Twitter William Shatner, o capitão Kirk, inseparável companheiro de viagem de Spock na popular série.
George Takei, que fez o papel do oficial Sulu na série clássica de "Jornada nas Estrelas", recorreu ao Facebook para mostrar seu pesar.
"Hoje o mundo perdeu um grande homem e eu perdi um grande amigo. Te devolvemos às estrelas, Leonard. Você nos ensinou a 'vida longa e próspera' (frase recorrente de Spock) e você viveu assim, amigo", declarou Takei.
Já o ator encarregado de reencarnar o senhor Spock na nova saga cinematográfica de J.J. Abrams, Zachary Quinto, disse que, após escutar a notícia da morte de Nimoy, seu coração estava "partido".
"Te amo profundamente, meu querido amigo, e sentirei saudades todos os dias", comentou Quinto no Twitter.
O papel do vulcaniano marcou Nimoy profissionalmente, apesar de seus esforços para não ser rotulado, o que lhe levou a buscar outras vias criativas no teatro, na literatura e na fotografia.
Em 1975, publicou sua primeira autobiografia, significativamente intitulada "I Am Not Spock" ("Eu não sou Spock").
No entanto, 20 anos mais tarde, já reconciliado com o personagem e após reconhecer o que tinha lhe proporcionado, publicou em 1995 a segunda e por enquanto definitiva autobiografia: "Eu sou Spock".