1 evento ao vivo

Imigração cubana aos Estados Unidos cresce pelo mar

9 out 2011
12h30
atualizado às 13h18
  • separator

O número de cubanos que chegou aos Estados Unidos pelo mar de forma irregular durante o último ano fiscal (fechado em 30 de setembro), ou que foram capturados na tentativa, foi mais do que o dobro do ano anterior, informou neste domingo a imprensa local.

Conforme dados do Departamento de Segurança Nacional dos EUA, o jornal The Miami Herald detalha que a Guarda Costeira interceptou 1 mil cubanos tentando chegar ao país pelo mar no último ano fiscal, em comparação com os 422 detidos no ano anterior.

Segundo o jornal, o número de cubanos que conseguiu chegar ao litoral americano aumentou de 409 para 696 entre os dois anos comparados.

Com relação aos detidos em postos de fronteira, quase todos eram procedentes do México, esse número praticamente se manteve estável em 6,3 mil.

Como revelou o The Miami Herald , este é o primeiro aumento da imigração ilegal cubana pelo mar desde o ano fiscal de 2007, o que os especialistas consultados pelo jornal atribuem ao agravamento da situação econômica e crescimento do mal-estar social na ilha, entre outros fatores.

Veja também:

"Ele poderia ter sido George Floyd", diz mãe ao lado de filho em protesto
EFE   
publicidade