Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: tornados ferem 5 e causam estragos no Missouri

23 abr 2011 - 19h35
(atualizado às 20h46)
Compartilhar

Vários tornados varreram na noite de sexta-feira o Estado americano do Missouri, causando ampla destruição e devastando o aeroporto de Saint Louis, informaram fontes oficiais neste sábado. Cinco pessoas foram hospitalizadas na última hora de sexta por ferimentos provocados por cacos de vidro e escombros no aeroporto internacional Saint Louis-Lambert, onde a tormenta quebrou janelas e portas e virou automóveis, disse um porta-voz do terminal aéreo.

Tempestades causaram danos em estrutura da Guarda Aérea Nacional, em Saint Louis, nos Estados Unidos
Tempestades causaram danos em estrutura da Guarda Aérea Nacional, em Saint Louis, nos Estados Unidos
Foto: Reuters

"Todas as operações aqui estão fechadas hoje e não há atividades de voo até que avaliem os danos e se estime quanto é necessário fazer para que o edifício esteja suficientemente seguro para reiniciar os voos", disse o porta-voz do aeroporto, Jeff Lea. "Permaneceremos fechados até novo aviso", disse, completando que outras 10 pessoas foram tratadas no local por ferimentos menores.

A tempestade e o tornado atingiram o aeroporto na noite de sexta-feira, quando estava abarrotado com centenas de passageiros, o que forçou os funcionários do aeroporto a conduzir os viajantes a áreas mais seguras. As pistas ficaram cheias de dejetos dispersos, como veículos amassados e sinalizadores destruídos.

O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência e as autoridades reportaram alguns feridos e extensos danos em bairros próximos ao aeroporto. Os bombeiros disseram que 50 casas foram danificadas. O Serviço Meteorológico Nacional informou que o tornado em Saint Louis atingiu a categoria EF4 da escala Fujita, que vai de 1 a 5.

Um tornado EF4 significa que causou "dano extremo", com ventos de até 322 km por hora. Poderosos tornados atingiram neste mês diversos estados do sul e centro dos Estados Unidos, causando a morte de 44 pessoas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra