5 eventos ao vivo

EUA elevam magnitude de terremoto no Japão de 8,9 para 9

14 mar 2011
20h51
atualizado às 21h51

O Serviço Geológico dos Estados Unidos elevou na segunda-feira de 8,9 para 9,0 a magnitude do forte terremoto que abalou o norte do Japão na sexta-feira. De maneira independente, autoridades japonesas também aumentaram sua estimativa do tremor para 9,0, informou o serviço norte-americano em seu site.

info infográfico mapa epicentro japão
info infográfico mapa epicentro japão
Foto: Reuters

"Esta magnitude coloca o terremoto como o quarto maior do mundo desde 1900 e o maior no Japão desde o início das medições instrumentais modernas, há 130 anos", disse a nota do serviço.

A agência informou que as revisões de magnitude são comuns após terremotos e acontecem à medida que mais dados tornam-se disponíveis e mais análises são feitas. Autoridades afirmam que pelo menos 10 mil pessoas morreram após o terremoto e o tsunami de sexta-feira.

Terremoto e tsunami devastam Japão
Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 1,8 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso,s prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
publicidade