PUBLICIDADE

Estados Unidos

Em Nova York, milhares de imigrantes pedem fim de deportações

1 mai 2013 - 22h31
(atualizado às 22h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de imigrantes reivindicaram nesta terça-feira em Nova York, no Dia Internacional do Trabalho, o fim das deportações e a aprovação de uma reforma migratória que lhes permita legalizar seu status, uma exigência em linha com protestos em muitas outras cidades dos Estados Unidos.

Os manifestantes se concentraram em frente à prefeitura de Nova York e em meio a um forte esquema de segurança, já que este foi o primeiro evento em massa realizado na 'Big Apple' desde os atentados em Boston, no dia 15 de abril.

"Somos um" e "o tempo é agora", gritaram os imigrantes de diversos países, que levaram bandeiras e cartazes com mensagens de "fim às deportações" ou "Grupo dos 8, plano injusto" em referência à proposta de reforma migratória apresentada por um grupo bipartidário de congressistas.

"Sua luta por direitos, por dignidade, para serem respeitados é também nossa luta", foi a mensagem dos sindicatos, liderados pela poderosa AFL-CIO, aos imigrantes e outros trabalhadores que compareceram à manifestação. Muitos residentes legais e não-imigrantes também participaram em apoio aos manifestantes.

Gregory Reynoso é dominicano e residente legal e foi à manifestação em apoio aos milhares de imigrantes ilegais "porque todos enfrentamos o mesmo problema de baixos salários" no emprego.

Enquanto isso, um grupo de mexicanos agradecia a seus deuses com uma antiga dança asteca por ter sido permitido a eles estar hoje no evento e para que os pedidos de todos se tornem realidade. "Estou esperando que haja uma reforma, que se escute o que o povo está pedindo", disse o mexicano Heriberto Hernández.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade