Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entre vinhedos e cavalos, Leão XIV inaugura projeto ecológico

Papa disse que espaço foi uma 'semente de esperança' de Francisco

5 set 2025 - 14h33
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Leão XIV viajou até Castel Gandolfo, na Itália, para a inauguração do chamado Borgo Laudato Si', um belíssimo espaço com 55 hectares de território que é pertencente à propriedade das Vilas Pontifícias e faz parte de um projeto ecológico.

Papa declarou que Borgo Laudato Si' foi uma 'semente de esperança' de Francisco
Papa declarou que Borgo Laudato Si' foi uma 'semente de esperança' de Francisco
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Nascido de uma iniciativa do papa Francisco, antecessor do atual líder da Igreja Católica, o espaço foi projetado para colocar em prática os princípios da encíclica do religioso argentino, falecido em abril, sobre o meio ambiente, "Laudato Si'".

A área, que fica na região dos Castelos Romanos, onde o americano passou as férias de verão, é composta por espaços agrícolas, jardins e zonas dedicadas à formação e ao cultivo biológico e regenerativo.

Antes do início das celebrações, Robert Francis Prevost parou em vários pontos das Vilas Pontifícias, onde cumprimentou funcionários com seus familiares e alimentou peixes em uma zona com lagos. Em um momento de descontração, o religioso brincou: "Alguém está com fome?".

Entre outras atividades protagonizadas pelo Papa no Borgo, o religioso viu de perto um cavalo puro-sangue espanhol, como os que ele costumava usar quando era missionário no Peru, e visitou vinhedos.

Já na homilia na celebração de inauguração, Prevost afirmou que o ser humano tem um "lugar especial", pois é "a criatura mais bela, feita à imagem e semelhança de Deus". Ele acrescentou que "esse privilégio traz consigo uma grande responsabilidade: a de proteger todas as outras criaturas, respeitando o desígnio do Criador".

Na visão do religioso, "o cuidado da criação representa uma verdadeira vocação para cada ser humano, um compromisso a ser assumido dentro da própria criação, sem nunca esquecer que somos criaturas entre criaturas, não criadores".

"O Borgo Laudato si' é uma das iniciativas da Igreja que visa realizar esta vocação de sermos guardiões da obra de Deus: uma tarefa exigente, mas bela e fascinante, que constitui um aspecto primordial da experiência cristã. O que vemos hoje é uma síntese de extraordinária beleza, onde espiritualidade, natureza, história, arte, trabalho e tecnologia buscam coexistir em harmonia", disse Leão XIV, acrescentando que o projeto foi uma "semente de esperança" deixada por Francisco.

O evento foi encerrado com uma apresentação musical do tenor italiano Andrea Bocelli, que, juntamente com seu filho, Matteo, e o coral da Diocese de Roma, interpretou "Dolce sentire", trilha sonora de "Irmão Sol, Irmã Lua", filme de Franco Zeffirelli dedicado a São Francisco de Assis. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade