1 evento ao vivo

Em resposta aos EUA, Irã pode retomar parte de programa nuclear

Medida deve ser anunciada pelo presidente nesta quarta-feira(8)

7 mai 2019
12h29
atualizado às 12h32
  • separator
  • 0
  • comentários

O Irã pretende reativar parte de seu programa nuclear em resposta à retirada dos Estados Unidos do acordo assinado em 2015 pelo então presidente Barack Obama, informou nesta segunda-feira (6) a agência de notícias estatal IRIB. De acordo com a publicação, a possível recuperação parcial de algumas da atividades nucleares em Teerã está sendo discutida pelo Parlamento iraniano em sessão fechada. O anúncio oficial deve ser realizado pelo presidente do país, Hassan Rohani, em comunicado televisivo, nesta quarta-feira (8), data em que é celebrado o aniversário de um ano do dia em que o governo de Donald Trump deixou o pacto. Segundo a agência de notícias, citando um fonte de alto escalão, a medida não levaria o Irã a uma retirada do acordo firmado com o grupo de seis países conhecido como G5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), mas sim a "uma redução do nível de seus compromissos".
    "A República Islâmica do Irã, em reação à saída da América do acordo nuclear e às promessas ruins de países europeus sobre o cumprimento de suas obrigações, vai reiniciar uma parte das atividades nucleares que foram interrompidas sob as diretrizes do acordo nuclear", explicou a fonte à agência estatal.
    No dia 8 de maio de 2018, Trump decidiu abandonar o acordo nuclear firmado com o Irã, retomando as sanções contra o país.
    Na ocasião, ele afirmou que o país "é o principal Estado patrocinador do terrorismo". Negociado por Obama, o acordo fez o governo iraniano se comprometer a limitar suas atividades nucleares em troca de garantir uma trégua em sanções internacionais. A possível retomada das atividades nucleares por parte do Irã pode ser anunciada no momento em que os Estados Unidos decidiram enviar um porta-aviões e um grupo aeronaval para o Oriente Médio como "uma mensagem clara e inequívoca ao regime iraniano".
    De acordo com o assessor de segurança da Casa Branca, John Bolton, qualquer ataque aos interesses dos Estados Unidos ou de seus aliados será recebido com força implacável.

Em resposta aos EUA, Irã pode retomar parte de programa nuclear
Em resposta aos EUA, Irã pode retomar parte de programa nuclear
Foto: EPA / Ansa - Brasil
Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade