PUBLICIDADE

Mundo

Em busca de moderar imagem, italiano Salvini diz que seu partido não é de extrema-direita

13 fev 2020 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

O italiano Matteo Salvini negou nesta quinta-feira que seu partido, a Liga, seja um grupo de extrema-direita, em vez disso retratou-o como uma força moderada que deseja ampliar seu apelo aos eleitores metropolitanos, que antes o evitavam.

Matteo Salvini durante entrevista coletiva em Roma
13/02/2020 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Matteo Salvini durante entrevista coletiva em Roma 13/02/2020 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Foto: Reuters

A Liga anti-imigração é aliada a grupos nacionalistas na Europa, como o Partido da Liberdade da Áustria e o Reunião Nacional da França, mas depois de uma decepção recente nas eleições, Salvini parece disposto a moderar sua imagem em casa.

"Não somos a direita radical. Não temos ambições de sermos apresentados como a direita radical na Itália", disse Salvini, que deixou o governo no ano passado e é o líder de fato da oposição.

"Um em cada três italianos vota na Liga, então fica claro que o partido precisa conversar com todos, não apenas com a direita radical", disse ele a um grupo de repórteres estrangeiros.

Enquanto a Liga continua sendo o partido mais popular da Itália, com apoio em torno de 30%, seu aliado nacionalista, o Irmãos da Itália, viu seu próprio apoio aumentar no ano passado para cerca de 12%, ante quase 4%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade