Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Doador de esperma é processado após possibilidade de ter mais de 550 filhos

Holandês enfrenta ação judicial para interromper sua doação de esperma "obsessiva"; ele teria prometido não ter mais de 25 filhos

28 mar 2023 - 15h06
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Youtuber holandês Jonathan Jacob Meijer
Youtuber holandês Jonathan Jacob Meijer
Foto: Reprodução/YouTube

O youtuber holandês Jonathan Jacob Meijer, de 41 anos, é suspeito de ter enganado centenas de mulheres em todo o mundo e pode ter sido pai de mais de 550 crianças, de acordo com a Donorkind Foundation, que está o processando. O homem é doador de espermas e teria tido essas centenas de filhos após driblar as regras de bancos internacionais de doação de espermatozoides.

Após a acusação, o doador de esperma deverá comparecer ao Tribunal de Justiça da Holanda no próximo mês. Os bancos internacionais de doação cedem o sêmen para pessoas que desejam engravidar. Nos Estados Unidos e na Europa, as doações são remuneradas por visita. Porém, cada instituição determina um limite de doações para que aquele doador não sobrecarregue o sistema.

Segundo o El País, na Holanda, por exemplo, a lei determina que os doadores anônimos de sêmen só podem oferecer seus serviços 25 vezes na mesma clínica com um pagamento de 25 euros (aproximadamente R$ 140) por doação.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, Meijer foi colocado na "lista negra" de seu país em 2017, depois que a Sociedade Holandesa de Obstetrícia e Ginecologia alertou que ele era pai de 102 crianças em dez clínicas diferentes na Holanda.

Mas, ele continuou a doar os espermas no exterior, em países como Dinamarca e Ucrânia, e ofereceu seus serviços por meio de sites e mídias sociais, de acordo com o site de notícias holandês AD.

Eva, a holandesa que está o processando, teve um filho de Meijer em 2018 e disse que se sentia "enjoada" por ele ter sido pai de tantos filhos.

"Se eu soubesse que ele já era pai de mais de 100 filhos, nunca o teria escolhido. Se eu pensar nas consequências que isso pode ter para o meu filho, fico enjoada. Muitas mães disseram a ele que ele precisa parar, mas nada ajuda. Portanto, ir ao tribunal é a única opção que tenho para proteger meu filho", disse ela.

Eva e a Donorkind Foundation querem impedir que Meijer doe mais espermas e descobrir exatamente para quais clínicas ele já doou. Eles acusam Meijer de 'mentir' para centenas de mulheres sobre o número de filhos que ele teve.

Eva também quer que todo o seu esperma ainda armazenado seja destruído, a menos que tenha sido doado para uma mulher que já tem um de seus filhos.

"Estamos tomando medidas contra esse homem porque o governo nacional não está fazendo nada. Ele tem um alcance global via internet e faz negócios com grandes bancos de esperma internacionais", disse Ties van der Meer, presidente da Fundação Donorkind.

Mark de Hek, o advogado da fundação, declarou que Meijer havia quebrado uma promessa de ter não mais do que 25 filhos. “Esse comportamento é perigoso para o bem-estar mental e a saúde das crianças [filhas dele]. Ao preferir seu desejo reprodutivo, o doador está agindo ilegalmente. Além disso, ele viola os acordos com as clínicas e com os futuros pais, porque eles confiaram em sua promessa de que ele seria pai de no máximo 25 filhos", afirmou. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade