PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Síria: Assad deve assegurar reeleição em país devastado

Opositores exilados foram proibidos de se candidatar

30 mai 2014 - 10h20
(atualizado às 23h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Faixas com o rosto do atual presidente sírio, Bashar al-Assad, foram colocadas em ruas da cidade de Latika, em 24 de maio. As eleições presidenciais acontecem no dia 3 de junho</p>
Faixas com o rosto do atual presidente sírio, Bashar al-Assad, foram colocadas em ruas da cidade de Latika, em 24 de maio. As eleições presidenciais acontecem no dia 3 de junho
Foto: AP

As regiões controladas pelo regime sírio preparam-se para reeleger na próxima terça-feira, 3 de junho, Bashar Al Assad, em eleições presidenciais que ocorrerão em um país devastado por mais de três anos de guerra e perante uma comunidade internacional muito dividida.

Confrontado com dois concorrentes tolerados pelo regime, o deputado independente Maher Al Hajjar, e o empresário Hassan Al Nouri, o presidente Bashar Al Assad deverá garantir uma votação confortável nas regiões controladas pelo Exército, principalmente no Oeste do país.

Nenhum candidato da oposição se apresentou, teoricamente, para a primeira votação presidencial há mais de 50 anos na Síria, na sequência do golpe de Estado de 1963. À semelhança de seu pai, Hafez Al Assad, que dirigiu o país com mão de ferro entre 1970 e 2000, Bashar também foi designado por referendo.

A oposição síria, muito fragmentada, definiu o a votação como uma “farsa”, enquanto o poder impediu os seus dirigentes exilados de se apresentar, após estipular o apoio de 35 deputados para cada candidatura, em um Parlamento controlado pelo regime.

Todos os sírios com idade igual ou superior a 18 anos são convocados, incluindo os 7 milhões de deslocados pela guerra no interior do país, em um total de 15 milhões de potenciais eleitores. “As eleições vão ocorrer em todas as cidades sírias, à exceção de Raqa”, totalmente controlada pelos jihadistas ultrarradicais do Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Foto: Terra

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade