PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria expulsa encarregado de negócios jordaniano

Nesta segunda-feira, a Jordânia expulsou o embaixador da Síria do país

26 mai 2014 - 12h09
(atualizado às 12h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Bahjat Suleiman, embaixador sírio para a Jordânia, gesticula durante uma entrevista coletiva na embaixada da Síria, em Amã, em maio de 2013
Bahjat Suleiman, embaixador sírio para a Jordânia, gesticula durante uma entrevista coletiva na embaixada da Síria, em Amã, em maio de 2013
Foto: Reuters

A Síria declarou nesta segunda-feira o encarregado de negócios da Jordânia como "persona non grata", indicou a rede de televisão oficial, depois que as autoridades jordanianas concederam nesta segunda-feira 24 horas para o embaixador da Síria abandonar o país.

"O ministério das Relações Exteriores sírio ordenará a expulsão do encarregado de negócios jordaniano em Damasco, depois que o ministério das Relações Exteriores jordaniano declarou o embaixador sírio em Amã persona non grata", declarou a rede de televisão Al-Ikhbariya.

O ministério das Relações Exteriores ainda não anunciou publicamente sua decisão.

A Jordânia ordenou nesta segunda-feira a expulsão do embaixador da Síria, Bahjad Suleiman, em menos de 24 horas por seus reiterados insultos contra o reino, declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, citado pela agência de notícias oficial Petra.

O porta-voz do ministério lamentou que o diplomata sírio não tenha ouvido as reiteradas advertências da Jordânia, como a realizada em junho de 2013, e pediu que "não abuse da hospitalidade jordaniana".

Amã considerou na época que Suleiman "havia violado todas as regras diplomáticas" com seu comportamento e declarações, ao mesmo tempo em que advertiu que da próxima vez o declararia persona non grata.

A Jordânia, que acolhe 600 mil refugiados sírios, sempre quis se distanciar tanto do regime sírio quanto dos rebeldes, preocupada por uma propagação do conflito no país vizinho.

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade