PUBLICIDADE

Mundo

Dezenas de milhares protestam contra plano de austeridade de Macri na Argentina

11 jan 2019 - 10h30
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de milhares de argentinos protestaram em Buenos Aires na quinta-feira carregando lampiões, na primeira de uma série de manifestações planejadas contra o programa de austeridade do presidente Mauricio Macri e o crescente custo de serviços públicos.

Manifestante protesta em Buenos Aires contra o alto custo da energia elétrica 10/01/2019 REUTERS/Marcos Brindicci
Manifestante protesta em Buenos Aires contra o alto custo da energia elétrica 10/01/2019 REUTERS/Marcos Brindicci
Foto: Reuters

Macri cortou subsídios para serviços públicos para reduzir o crônico déficit fiscal do país, elevando o preço do gás e da eletricidade em mais de 2 mil por cento desde o início de seu mandato, segundo estimativas da mídia local.

Os preços devem subir ainda mais este ano.

"As pessoas não conseguem pagar as contas. Todas as medidas tomadas pelo governo vão contra os trabalhadores", disse Pablo Moyano, líder de um sindicato de motoristas de caminhão, durante o protesto.

Manifestações semanais estão planejadas até o início de fevereiro, aumentando a pressão para que Macri solucione a crise econômica do país antes da eleição presidencial no final do ano.

No ano passado, quando a economia se contraiu e a inflação se aproximou de 50 por cento, com o peso perdendo cerca de 50 por cento de seu valor, Macri firmou um impopular acordo com o FMI para receber 57 bilhões de dólares em troca do compromisso de reduzir o déficit.

Os manifestantes de quinta-feira, cerca de 20 mil segundo testemunhas, carregavam imagens de Macri e cartazes com os dizeres: "Basta do programa de austeridade de Macri/FMI" à medida que passavam pelo monumento do obelisco da cidade a caminho do Congresso.

Os protestos foram organizados por um sindicato de motoristas de caminhão e por uma federação de sindicatos, e contaram com a participação de membros de partidos de esquerda e de argentinos independentes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade