PUBLICIDADE

Mundo

Crianças colombianas aprendem a identificar minas terrestres enterradas durante guerra civil

21 jul 2021 - 16h56
Compartilhar
Exibir comentários

Uma organização sem fins lucrativos está ensinando crianças na região rural da Colômbia a identificar minas terrestres enterradas perto de suas comunidades por grupos de guerrilha durante a longa guerra civil do país.

Alunos identificam possíveis locais de minas em Carmen de Viboral, na Colômbia
 14/7/2021    REUTERS/Santiago Mesa
Alunos identificam possíveis locais de minas em Carmen de Viboral, na Colômbia 14/7/2021 REUTERS/Santiago Mesa
Foto: Reuters

Desde 2013, a Fundação HALO Trust criou programas para desativar as minas antipessoais nas regiões de Antioquia, Meta, Tolima, Cauca, Valle del Cauca, Nariño e Putumayo. Até agora, eles foram capazes de declarar 900 terrenos livres de minas. Eles também ensinam crianças e suas comunidades sobre os riscos das minas, como identificá-las e o que fazer caso as encontrem.

"Os mais jovens não sabem como identificar corretamente artefatos explosivos. Isso sempre foi e continua sendo uma preocupação", afirmou a líder da comunidade Juliana Arango.

Segundo a Fundação HALO Trust, desde 1990, cerca de 12.000 pessoas foram feridas ou morreram na Colômbia por causa de explosivos não detonados.

"Tentamos… criar um ambiente seguro às comunidades, para reduzir o problema das minas antipessoais e também reduzir os acidentes que elas causam", afirmou Juan José Granada, que trabalha para a HALO Trust.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade