Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

China inicia evacuação de seus cidadãos do Irã e de Israel

Cerca de 800 pessoas já foram retiradas dos países em guerra

18 jun 2025 - 09h57
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A China realizou nesta quarta-feira (18) a primeira evacuação de seus cidadãos do Irã e de Israel, diante da guerra entre os dois países e do agravamento da crise no Oriente Médio.

Informação foi divulgada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Pequim
Informação foi divulgada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Pequim
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi divulgada pela mídia estatal de Pequim, segundo a qual a opção escolhida no momento foi a de "transporte terrestre de Teerã, para chegar à fronteira com o Turcomenistão".

A evacuação de quase 800 chineses em segurança foi organizada pela embaixada chinesa no Irã, em meio ao intenso conflito entre Israel e o país persa, deflagrado no último dia 13 de junho.

"Atualmente, 791 cidadãos chineses foram transferidos do Irã para outras áreas mais seguras", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun.

De acordo com ele, missões diplomáticas estão trabalhando com outras agências para garantir futuras evacuações. Desde o início do conflito, embaixadas e consulados chineses em ambos os países ativaram mecanismos de proteção consular de emergência e apelaram às autoridades para salvaguardar os cidadãos da nação asiática.

As hostilidades entraram no sexto dia nesta quarta, com novos ataques recíprocos entre os dois países. Israel iniciou o conflito com o objetivo declarado de desmantelar o programa nuclear iraniano para evitar o desenvolvimento de bombas atômicas. No entanto a república islâmica garante que o projeto tem fins pacíficos.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade