Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiros em lua de mel sobrevivem a tragédia no Caribe: "Desesperador"

O casal estava em um ônibus turístico que capotou na República Dominicana; três pessoas morreram e sete brasileiros ficaram feridos

10 out 2022 - 14h42
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Casal brasileiro acidente Punta Cana
Casal brasileiro acidente Punta Cana
Foto: Arquivo Pessoal/Jhordan Martinez/Reprodução/Twitter

O primeiro passeio da lua de mel de um casal brasileiro, em Punta Cana, na República Dominicana, se transformou em uma tragédia noticiada internacionalmente. Eles estavam a caminho de uma ilha do Caribe quando o ônibus turístico capotou, deixando três mortos e mais de 40 pessoas de feridas. O homem teve alta, mas a mulher precisou passar por cirurgia e segue internada.

Os recém-casados são Flavia Camila da Silva Martinez, de 26 anos, e Jhordan Abdalla Arrojo Martinez, de 28 anos. Eles namoraram por 8 anos, ficaram cerca de um ano noivos e, no dia 1º de outubro, se casaram. O casal, que agora está morando junto em Praia Grande, litoral de São Paulo, chegou na República Dominicana na noite da última terça-feira, 4, para curtir a lua de mel embalado nas festividades.

Na manhã de quinta-feira, 6, cerca de uma hora depois que saíram para o primeiro passeio programado, aconteceu o acidente. Eles estavam rumo a Ilha Saona, destino famoso por ter sido set de filmagem de cenas de filmes como A Lagoa Azul e Piratas do Caribe.

Em entrevista ao Terra, Jhordan conta que ainda não entendeu direito o que aconteceu e que foi tudo muito rápido. Ele se recorda de estarem em uma rodovia, com o ônibus andando em uma velocidade de em torno de 100 km/h. Até que, “do nada”, o veículo virou, todos foram arrastados para o lado e, então, o ônibus tombou.

A informação inicial dada pelo motorista do ônibus, Franklin Nín Pérez, é de que ele fez a curva acentuada para desviar de um caminhão que fechou sua passagem na rodovia. Porém, em imagens de câmera de segurança local que registram o momento, não é possível ver o caminhão.

De acordo com informações do jornal local Diario Libre, após uma análise toxicológica, nesta semana foi confirmado que o motorista havia consumido cocaína e estava conduzindo o ônibus turístico sob o efeito de drogas. O caso segue sendo investigado.

Ônibus Republica Dominicana Acidente
Ônibus Republica Dominicana Acidente
Foto: Reprodução/Twitter

O acidente

“Foi horrível, foi cena de filme”, recorda. Na hora, ele conta que conseguiu proteger sua cabeça e apenas machucou superficialmente os braços e as costas. Depois que o ônibus tombou, a primeira coisa que fez foi procurar por sua esposa, Flavia.

Ele viu a mulher no chão, desacordada. Sem saber de onde vieram forças, ele conseguiu levantar Flávia e, nesse momento, ela ficou mais consciente. 

Jhordan explica que estava bem próximo à saída de emergência e que o ônibus caiu em uma região movimentada, próximo a uma obra. Assim, rapidamente, diversas pessoas vieram ajudar os feridos e ele conseguiu tirar a esposa do veículo. "Foi desesperador, tinha muita gente ferida em estado muito grave”, conta.

Em meio ao caos, o brasileiro não conseguiu avaliar se a ajuda demorou ou se chegou rápido. “Perdi a noção do tempo”. Mas, de qualquer modo, uma hora chegaram ambulâncias e carros de polícia para socorrerem os feridos.

Por estarem conseguindo andar, apesar dos ferimentos, Jhordan foi ao hospital junto com a sua esposa e outras duas brasileiras na caçamba de uma caminhonete policial, acompanhados de bombeiros. “Uma dessas meninas estava em estado bem crítico, sem um braço”, diz.

No total, sete brasileiros ficaram feridos no acidente, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em São Domingos, obtidas pelo Terra. Dentre os três passageiros mortos não há nacionais. Por questões de privacidade, não foram compartilhadas informações detalhadas sobre os casos individuais.

Casal brasileiro República Dominicana
Casal brasileiro República Dominicana
Foto: Reprodução/Instagram/@jhordandr

Esposa passa por cirurgia

Ao chegar no hospital, o casal ficou internado. Jhordan levou um ponto no braço, foi medicado e teve alta. Mas o quadro de sua esposa foi mais complicado e ela chegou a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Brasileira teve alta da UTI na tarde desta segunda-feira, 10, e a previsão é de que, até domingo, ela possa sair do hospital.

A jovem bateu a cabeça e precisou operar. Ela tomou pontos no rosto, que ficou ferido, fez reconstrução capilar e, quando voltar para o Brasil, precisará tratar a mandíbula que foi quebrada, restaurar a bochecha e cuidar de lesões em uma das vértebras. 

Apesar do quadro, não houve sangramento no cérebro e ela se mantém lúcida. A preocupação da família, agora, é que sua saúde fique estável para que possam retornar ao Brasil.

Durante o processo, Jhordan explica que o consulado brasileiro foi ao hospital e se apresentou, disposto a ajudar no que fosse preciso. O Ministério das Relações Exteriores afirmou que está atuando em coordenação com as autoridades locais, prestando assistência cabível aos brasileiros feridos. 

Vítimas

Veículos da mídia dominicana afirmaram que haviam turistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru no ôbibus de viagem. As três mortes, de acordo com o jornal argentino Clarín, foram de duas mulheres argentinas e uma peruana. No total, havia 52 turistas no ônibus que capotou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade