Autoridades alertam para erupção iminente do vulcão Piton de la Fournaise, na ilha da Reunião
As autoridades de Reunião, ilha vulcânica francesa no oceano Índico, anunciaram nesta quinta-feira (1º) uma "erupção provável ou iminente" do Piton de la Fournaise, um dos vulcões mais ativos do mundo.
"O magma está deixando o reservatório e se propagando em direção à superfície", alertaram as autoridades após uma crise sísmica registrada no Piton de la Fournaise, na Ilha da Reunião. Desde 4h47 (00h47 GMT), o observatório local detectou intensa atividade, levando ao acionamento do nível de alerta 1 e ao fechamento do acesso ao vulcão.
Entre 4h45 e 5h50, mais de 300 abalos foram registrados sob a cratera Dolomieu, entre 1,6 km e 2,3 km de profundidade, indicando migração do magma, confirmou Aline Peltier, diretora do observatório, à emissora Franceinfo. Segundo ela, "uma erupção é provável ou iminente", embora às 8h a crise sísmica tenha cessado. "Esse tipo de erupção abortada pode ser seguida, em algumas horas ou dias, por uma nova erupção", explicou.
Vigilância
Os cientistas do Observatório Vulcanológico do Piton de la Fournaise estão "extremamente vigilantes".
O vulcão de Reunião já havia acordado no fim de 2025. Em 5 de dezembro, o Piton de la Fournaise viveu um episódio sísmico com injeção de magma, mas ele não chegou à superfície.
#Volcan | Passage en alerte 1 : éruption probable ou imminente
Depuis 4h47, l'Observatoire du Piton de la Fournaise relève une crise sismique au volcan.
Le préfet de La Réunion a activé l'alerte 1 et ordonné la fermeture de l'enclos dès 6h ce 1er janvier.@ObsFournaise pic.twitter.com/Cy90j4pwon
— Préfet de La Réunion (@Prefet974) January 1, 2026
Situado em uma área deserta no sudeste da ilha da Reunião, o Piton de la Fournaise é um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele entrou em erupção cerca de 20 vezes nos últimos dez anos. Suas erupções provocam fluxos de lava espetaculares.
Com agências