Brasil e EUA têm 1ª reunião após encontro entre Lula e Trump
Objetivo do governo brasileiro é derrubar tarifas extras
O chanceler Mauro Vieira e o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, analisaram na última segunda-feira (27) o "tarifaço" e outros temas da agenda bilateral durante reunião realizada um dia após o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump na Malásia.
"Em seguimento ao encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump, delegações do Brasil e dos Estados Unidos reuniram-se em Kuala Lumpur para iniciar o diálogo sobre as negociações relativas às medidas tarifárias adotadas pelos EUA", informou uma nota divulgada pelo Palácio do Itamaraty.
Também foram divulgadas imagens do encontro, nas quais aparecem Vieira, Greer e o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent. O secretário de Estado, Marco Rubio, porém, não participou da reunião.
O diálogo representa o "primeiro passo do processo negociador para que possamos avançar", afirmou Vieira, que esteve acompanhado por Márcio Rosa, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e pelo embaixador Audo Faleiro.
Antes de embarcar de volta a Brasília, Lula declarou em Kuala Lumpur que formou uma equipe de negociadores de alto nível para dialogar com os Estados Unidos, composta pelo chanceler Mauro Vieira, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O governo também avalia a possibilidade de dar continuidade ao diálogo por meio de uma delegação que poderá viajar aos Estados Unidos nas próximas semanas. .