PUBLICIDADE

Mundo

Bolsonaro critica Fernández por apoio a Lula

Presidente do Brasil também disse que a Argentina "escolheu mal"

28 out 2019 - 11h21
(atualizado às 11h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Alberto Fernández sequer assumiu como novo presidente da Argentina, mas o governo brasileiro já dá sinais de que terá uma relação mais conturbada com seu parceiro de Mercosul.

Alberto Fernández discursa para apoiadores em Buenos Aires
Alberto Fernández discursa para apoiadores em Buenos Aires
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Se, por um lado, o peronista defende abertamente a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por outro, Jair Bolsonaro fez campanha para o derrotado Mauricio Macri e já criticou o futuro mandatário argentino.

Em visita ao Catar, o presidente do Brasil disse nesta segunda-feira (28) que o apoio de Fernández à campanha "Lula livre" é uma "afronta à democracia brasileira e ao sistema judiciário brasileiro". "Ele está afrontando o país de graça", declarou.

No dia da eleição, Fernández divulgou uma foto na qual faz a letra L com a mão e parabenizou o petista por seu aniversário de 74 anos. Já no discurso da vitória, puxou um grito de "Lula livre" para seus eleitores.

Após o anúncio do resultado, Bolsonaro disse que não pretende parabenizar Fernández e que a Argentina "escolheu mal" seu novo mandatário. Por outro lado, garantiu que não pretende se "indispor" com o vizinho.

"Agora, não vamos nos indispor. Vamos esperar o tempo para ver qual é a posição real dele na política, porque ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo, e vamos ver qual linha que ele vai adotar", acrescentou.

Já nesta segunda, Bolsonaro afirmou que não vai "fechar as portas" para Fernández, mas manteve o tom crítico. "A Argentina colocou no poder quem colocou a Argentina no buraco lá atrás", declarou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade