PUBLICIDADE

Mundo

Biden conversa com Putin pela primeira vez como presidente dos EUA

26 jan 2021 - 18h40
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira pela primeira vez desde que tomou posse e levantou suas preocupações sobre atividades da Rússia, incluindo o tratamento ao crítico do Kremlin Alexei Navalny, atualmente preso, informou a Casa Branca. 

Presidente russo, Vladimir Putin
25/01/2021
Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS
Presidente russo, Vladimir Putin 25/01/2021 Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS
Foto: Reuters

Uma nota da Casa Branca afirma que os dois líderes concordaram em colocar suas equipes para trabalhar urgentemente para completar a extensão do novo tratado de controle de armamentos START entre os EUA e a Rússia até o dia 5 de fevereiro, quando se encerra o atual acordo.

A porta-voz da Casa Branca Jen Psaki anunciou que a conversa telefônica entre os dois líderes em seu briefing diário. O anúncio acontece conforme Biden ajusta a política externa dos EUA de maneira mais robusta em relação à Rússia, após seu antecessor Donald Trump se recusar a enfrentar Putin diretamente. 

Ao mesmo tempo Biden buscou reparar a aliança enfraquecida entre os Estados Unidos e a Europa afirmando em uma ligação ao secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, que Washington irá manter o pacto de defesa mútua que o tratado propõe. 

"O presidente Biden reafirmou o comprometimento dos Estados Unidos com a defesa coletiva de acordo com o artigo 5 do Tratado do Atlântico Norte e ressaltou seu compromisso com o fortalecimento da Segurança transatlântica", disse a nota da Casa Branca. 

Na conversa com Putin, segundo Psaki, os tópicos abordados incluíram a proposta de Biden para estender o novo tratado de armas nucleares START com a Rússia por cinco anos e a defesa de um "apoio forte (dos EUA) à soberania da Ucrânia" diante das contínuas agressões da Rússia. 

O tratado de controle de armamentos limita os Estados Unidos e a Rússia a não instalarem mais de 1.550 ogivas nucleares cada. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade