PUBLICIDADE

Mundo

Ataque com van em ponto turístico de Barcelona deixa 13 mortos

17 ago 2017 - 15h54
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma van atropelou um grupo de pessoas no coração de Barcelona nesta quinta-feira, e uma autoridade regional disse que 13 pessoas foram mortas, em um incidente que a polícia afirmou estar tratando como um ataque terrorista.

Imagem de vídeo mostra cordão policial em rua de Barcelona após ataque com van
 17/8/2017    REUTERS TV via REUTERS
Imagem de vídeo mostra cordão policial em rua de Barcelona após ataque com van 17/8/2017 REUTERS TV via REUTERS
Foto: Reuters

A polícia informou ter prendido um homem ligado ao ataque, mas não o identificou ou descreveu sua atuação no incidente.

De acordo com o jornal La Vanguardia, um dos agressores morreu em tiroteio com a polícia.

Uma autoridade do governo da região da Catalunha, que inclui Barcelona, disse no Twitter que pelo menos 50 pessoas ficaram feridas.

Uma fonte familiarizada com as primeiras avaliações do governo dos Estados Unidos sobre o incidente disse que aparentemente se trata de terrorismo, e uma porta-voz da Casa Branca afirmou que o presidente Donald Trump está sendo mantido informado da situação.

Testemunhas disseram que a van acelerou em zigue-zague pela famosa avenida Las Ramblas, coração turístico da cidade.

"Ouvi gritos e uma batida e então só vi a multidão correndo e essa van passando pelo meio das Ramblas, e soube imediatamente que era um ataque terrorista ou algo do tipo", disse a testemunha Tom Gueller à emissora britânica BBC.

"Não estava reduzindo. Estava simplesmente indo em frente pelo meio da multidão no meio das Ramblas".

Imagens de telefones celulares divulgadas no Twitter mostraram vários corpos estendidos pelas Ramblas, alguns sem movimento. Equipes de socorro e transeuntes estavam ajudando algumas vítimas.

Ao redor das vítimas e dos socorristas, o boulevard estava deserto.

"Vimos uma van branca atropelar as pessoas. Vimos pessoas voando por causa da batida, também vimos três ciclistas voando", disse Ellen Vercamm, de férias em Barcelona, ao jornal El País.

O El País disse que o motorista do veículo fugiu a pé, após atropelar dezenas de pessoas.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afirmou no Twitter que está em contato com autoridades depois do incidente.

Embora detalhes completos sobre o incidente ainda não estejam disponíveis, desde julho de 2016 veículos têm sido usados para atropelar multidões em uma série de ataques militantes na Europa, deixando bem mais de 100 mortos em Nice, Berlim, Londres e Estocolmo.

Nas últimas semanas, pichações com ameaças contra turistas apareceram em Barcelona, que atrai ao menos 11 milhões de visitantes por ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade