PUBLICIDADE

Ásia

Suíço consegue escapar após 2 anos como refém nas Filipinas

Outro homem, sequestrado junto de Lorenzo Vinciguerra, permanece sob poder dos radicais do Abu Sayyaf

6 dez 2014 - 06h44
(atualizado às 08h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Lorenzo Vinciguerra conversa com militares enquanto recebe tratamento em um hospital do município de Jolo, na província de Sulu, sul das Filipinas, em 6 de dezembro
Lorenzo Vinciguerra conversa com militares enquanto recebe tratamento em um hospital do município de Jolo, na província de Sulu, sul das Filipinas, em 6 de dezembro
Foto: Reuters

Um cidadão suíço que era mantido como refém há mais de dois anos pelo grupo radical islâmico Abu Sayyaf, no sul das Filipinas, conseguiu escapar neste sábado durante um ataque do Exército, informaram fontes militares.

A organização, que possui vínculos com a Al Qaeda e apoiou publicamente o Estado Islâmico (EI), ainda mantém em seu poder o holandês Ewold Horn, capturado juntamente com o suíço em fevereiro de 2012 quando os dois, que são ornitólogos amadores, observavam aves raras na ilha de Tawi-Tawi, no sul das Filipinas.

Um porta-voz do Exército declarou à imprensa que o suíço Lorenzo Vinciguerra está bem, mas foi ferido durante a fuga porque lutou com seus sequestradores, segundo o meio de comunicação local Rappler.

De acordo com o capitão Rowena Muyuela, o Exército bombardeou a área de floresta onde os sequestradores estavam refugiados, na ilha de Sulu, a cerca de 960 quilômetros ao sul da capital Manila, e Vinciguerra aproveitou o caos para atacar Juhurim Hussein, subcomandante do Abu Sayyaf.

O suíço tomou o facão do terrorista e golpeou seu pescoço, o que aparentemente o matou. Em seguida, fugiu para a floresta, mas acabou se ferindo ao escapar dos outros sequestradores, segundo a versão oferecida pelos militares.

O Abu Sayyaf é formado por cerca de 400 rebeldes e libertou um casal de turistas alemães, em outubro, e a uma menina de oito anos, em novembro, após receber pagamento de resgate.

O grupo mantém em seu poder, além do holandês citado, um guarda costeiro malaio e uma mulher chinesa e sua filha.

A organização foi criada em 1991 por alguns ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a antiga União Soviética. O Abu Sayyaf é acusado de ser o responsável pelos atentados mais sangrentos nas Filipinas, além de vários sequestros com os quais se financia.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade