PUBLICIDADE

Ásia

Magnata Boris Berezovsky morreu enforcado, diz polícia com base em autópsia

26 mar 2013 - 12h07
(atualizado às 12h10)
Compartilhar

O magnata russo Boris Berezovsky, forte crítico do presidente de seu país, Vladimir Putin, e que supostamente era o financiador, no Brasil, da parceria entre seu grupo de investimentos MSI e o Corinthians, morreu enforcado, segundo os primeiros resultados da autópsia divulgados nesta terça-feira pela polícia, que indicou que não houve "violência".

O corpo de Berezovsky, de 67 anos, foi encontrado por um de seus funcionários no último sábado dentro do banheiro de sua casa em Ascot, próximo a Londres.

De acordo com a polícia local, não há provas de que outra pessoa esteja "envolvida" em sua morte, sendo que os exames legistas não indicaram que o magnata tenha sofrido uma situação de violência.

No entanto, as forças de segurança informaram que o corpo de Berezovsky será submetido a outros exames, como toxicológicos, os quais se estenderão por várias semanas, enquanto os agentes continuarão investigando sua residência.

A polícia não apresentou mais detalhes sobre o resultado da autópsia praticada ontem.

"O cordão (policial ao redor da casa) será mantido até que o trabalho dos legistas seja completado. A ideia é proteger o lugar", assinalou o inspetor chefe Kevin Brown.

Berezovsky, que estava exilado no Reino Unido desde 2000, era conhecido por suas críticas contra o presidente russo, Vladimir Putin, e seus enfrentamentos legais contra o multimilionário russo Roman Abramóvich, dono do Chelsea.

De acordo com a imprensa britânica, o empresário sofria de depressão depois de ter acumulado dívidas por uma disputa legal com Abramóvich. Por conta deste fato, a hipótese de suicídio não foi descartada.

No último ano, Berezovsky perdeu uma batalha legal contra Abramóvich, que, por sua vez, estava sendo acusado de ter-lhe "intimidado" para que vendesse suas ações na companhia petrolífera russa Sibneft por uma "fração" de seu valor real, fato que foi rejeitado pelo Tribunal comercial de Londres.

Berezovsky também já figurou por alguns anos na lista de bilionários da revista "Forbes", mas não aparece na edição de 2013 devido ao colapso de muitos de seus investimentos. No Brasil, ele é apontado como um dos articuladores da parceria feita em 2004 entre o Corinthians e o grupo de investidores Media Sports Investment (MSI), do qual seria o principal responsável.

Essa união levou ao clube jogadores como Carlitos Tévez, Javier Mascherano e Nilmar. Porém, o Ministério Público chegou a pedir a prisão do magnata, em 2007, por lavagem de dinheiro.

Matemático na era soviética e amigo da família de Boris Yeltsin, Berezovsky iniciou sua carreira empresarial com uma concessionária de automóveis, mas depois, com a chegada de Vladimir Putin ao poder, fugiu para vários países e se estabeleceu no Reino Unido.

EFE   
Compartilhar
Publicidade