PUBLICIDADE

Ásia

Índia: governo age contra os que defecam ao ar livre

Um distrito no leste da Índia anunciou planos para "envergonhar" publicamente pessoas que defecam ao ar livre

18 mar 2015 - 11h41
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O objetivo da medida é tornar o ato um "crime social", segundo um funcionário do governo</p>
O objetivo da medida é tornar o ato um "crime social", segundo um funcionário do governo
Foto: AP

Os vilarejos do distrito de Nadia, em Bengala Ocidental, estão construindo 'muros de vergonha' incluindo nomes e fotos de pessoas flagradas se aliviando em público, segundo o site de notícias indiano NDTV.

Autoridades locais querem que os moradores formem comitês para monitorar quem continua a defecar fora dos banheiros. O objetivo da medida é tornar o ato um "crime social", segundo um funcionário do governo.

"Isso está sendo feito para estigmatizar e envergonhar aqueles que escolhem defecar em espaços públicos", diz P.B. Salim, acrescentando que, enquanto os banheiros estiverem sendo construídos, persuadir as pessoas a usá-los é outro problema.

"Será difícil esperar que as pessoas que vêm defecando ao ar livre por gerações a fio usem banheiros imediatamente", diz ele.

Milhares vão às ruas na Índia contra estupro de freira:

Quem for flagrado defecando em público terá os benefícios sociais suspensos e só poderá recuperá-los se mudar os hábitos, explica Salim.

Um censo realizado em 2011 mostrou que aproximadamente metade da população da Índia - ou mais de 500 milhões de pessoas - não tem acesso a um banheiro.

Um morador da região afirmou reconhecer os riscos à saúde que o hábito causa, mas alega que as pessoas são movidas pela norma social.

"Por toda a minha vida, nunca vi ninguém em meu bairro usando banheiros", diz ele. "Agora as coisas estão mudando, mas leva tempo".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade