Mundo do tráfico atrai beldades; veja fotos
Os tempos áureos dos cartéis de droga colombianos voltaram à cena nesta semana com a entrevista do filho de Pablo Escobar, Sebastian Marroquin, ao jornal britânico The Times e com a notícia de que outro ex-chefe do cartel de Medellín, Carlos Lehder, está pedindo ao governo Uribe para retornar ao país.
Em seus auges, Escobar e Lehder foram considerados dois dos maiores milionários da Colômbia. Ambos são exemplos de que as riquezas construídas através do narcotráfico atraem não só a atenção dos policiais, mas também de belas mulheres que não temem se envolver com os criminosos.
Pablo Escobar teve um famoso romance com a apresentadora de televisão Virginia Vallejo nos anos 80. Virginia era considerada uma das estrelas da mídia colombiana e chegou a perder o emprego após o romance de cinco anos com o traficante mais famoso da história.
Lehder, assim como Escobar, aparecem como personagens secundários no filme Profissão de Risco, estrelado pelo ator americano Johnny Depp, que retrata o fascínio exercido pelos cartéis colombianos nos anos 80.
Passados os anos, o México ocupa o lugar da Colômbia quando se fala em cartelização do narcotráfico. Contudo, beldades que se arriscam em relacionamentos com traficantes segue sendo uma história comum.
Em 2008, a então miss Sinaloa Laura Zuniga foi presa e perdeu a sua coroa após ser detida quando viajava com o seu noivo, o chefe do cartel de Juaréz, Ángel Orlando García Urquiza. Eles foram detidos na companhia de outros quatro traficantes, que viajavam com armas e US$ 100 mil.
Já a ex-miss universo Alicia Machado, ganhadora do concurso de beleza em 1996, teria um filho com o traficante mexicano José Gerardo Álvarez Vázquez, conhecido com El Indio, preso em abril de 2010 sob a acusação de ser um dos líderes do cartel Beltrán Leyva.
Outras mulheres também ficaram famosas na América Latina pelo envolvimento direto com o tráfico. A mexicana Sandra Ávila Beltrán, também conhecida como "Rainha do Pacífico", foi preso na Cidade do México em setembro de 2007. Ela está respondendo pelas acusações de envolvimento com o crime organizado, lavagem de dinheiro e conspiração para o tráfico de drogas. Sandra também é acusada de ter sido uma "peça-chave" do cartel de Sinaloa.
A modelo colombiana Angie Sanclemente tem um mandado internacional de prisão contra ela sob a acusação de chefiar uma organização que utilizava modelos latinas como traficantes de drogas na Europa. Ela também seria ex-mulher de um traficante mexicano conhecido como "El Monstro".
A noruguesa Stina Brendeno Hagen e boliviana Madeleine Alicia Rodriguez foram presas em 2008 sob a acusação de envolvimento com o tráfico de drogas. Elas fariam parte de um cartel responsável por levar a droga de Cochabamba, na Bolívia, para a Noruega.