Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Argentina decreta 3 dias de luto nacional pela morte de Chávez

9 mar 2013 - 23h07
(atualizado em 9/9/2013 às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Chávez com o ex-presidente argentino Nestor Kirchner em 2007</p>
Chávez com o ex-presidente argentino Nestor Kirchner em 2007
Foto: AFP

Após o anuncio da morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a Argentina entrou em um estado de comoção. Parte deste sentimento foi gerado pelas recordações do que os argentinos viveram em 2010, com a morte do fundador do movimento politico hoje conhecido como Kirchnerismo, Néstor Kirchner. Políticos, kirchneristas e opositores manifestaram suas condolências pela morte do líder da revolução bolivariana.

Cristina Kirchner, atual presidente da Argentina, suspendeu sua reunião bilateral com a chefe de Estado brasileira, Dilma Rousseff, programada para esta quinta e sexta-feira no Estado argentino de El Calafate. Além disso, a viúva de Néstor decretou luto nacional por 3 dias.

A comoção foi tamanha que, por volta das oito da noite, um grupo de militantes se encaminhou para a Casa Pátria, em Buenos Aires, para fazer vigília pela morte do chefe de Estado absoluto dos últimos 14 anos na Venezuela. Além disso, muito gente se manifestou via Twitter para dar as condolências ao povo venezuelano. Veja o que disseram algumas figuras da politica argentina:

O vice-presidente Amado Boudou declarou via Twitter: "Grande dor em toda a América. Foi-se um dos melhores. Até sempre comandante: junto a Néstor nos guiará para a vitória dos povos!"

Hermes Binner, candidato a presidência em 2011 do Frente Amplio Progressista, também usou a rede social para expressar seus pêsames: "Profundo pesar pela morte do presidente Hugo Chávez. Minhas condolências a sua família e ao povo venezuelano".

Florencio Randazzo, ministro do interior: "Até sempre, comandante! Hugo Chávez Frías vive no povo da Pátria Grande!", escreveu. O mesmo fez Fernando "Pino" Solanas, deputado e diretor de cinema. Ele lembrou que "Chávez foi o único presidente de Ocidente que executou um referendo revogatório para que o eleitorado decida sua continuidade".

O governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, postou: "faço chegar minhas condolências aos familiares e amigos, e envio uma saudação fraternal a todo o povo venezuelano". O chefe de Gabinete do governo Cristina Kirchner, Horacio Rodríguez Larreta, também se manifestou: "Minhas condolências aos familiares e ao povo venezuelano pelo falecimento de Hugo Chávez.”

O senador nacional pela Cidade de Buenos Aires, Daniel Filmus, disse que toda a América Latina sentirá falta do mandatário: “Acompanhamos o povo venezuelano na sua dor pelo desaparecimento físico de Hugo Chávez.”

O senador Aníbal Fernández postou: "Obrigado por tudo companheiro Hugo Chávez e que Deus o abençoe". A presidente e fundadora da Associação das Avós da Praça de Maio, Hebe de Bonafini, declarou, em entrevista na TV Publica, canal estatal argentino que "quando Néstor faleceu, pensava-se que Cristina era uma mulher frágil e que seria o fim do kirchnerismo. Ela nos surpreendeu. Maduro também pode nos surpreender.”

Cristina irá a Caracas, capital venezuelana, na madrugada desta quarta-feira, por volta da uma da manhã, acompanhada do ministro das relações exteriores, Hector Timermam e do ministro do planejamento, Julio Miguel Devido.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/hugo-chavez/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/hugo-chavez/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Especial Especial 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade