Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Mina San José terá cortes de luz para resgate de mineiros

12 out 2010 - 19h27
(atualizado às 19h59)
Compartilhar
Direto do Chile

A equipe de resgate informou nesta terça-feira que serão realizados cortes de energia elétrica durante o içamento dos 33 mineiros soterrados desde 5 de agosto na mina San José, em Copiapó. Segundo as autoridades responsáveis, a ação tem o objetivo de favorecer o resgate noturno dos trabalhadores.

Um comunicado enviado em espanhol e inglês adverte que "no marco dos trabalhos de resgate noturno da operação San Lorenzo estão programados cortes de luz para dar melhores condições de voos noturnos". A medida afetará todas as zonas da mina, "incluindo o acampamento Esperança e instalações da imprensa".

"Ainda assim, será restringido o uso de luzes de veículos ou de iluminação exterior para que não afete os sistemas de iluminação interior, beneficiando a segurança do resgate e mantendo índices favoráveis de operação aérea noturna", alerta a nota.

Um globo luminoso da polícia, que indicará o momento exato dos cortes, vai ser escurecerido nos momentos do "black out" e iluminado nos momentos que a luz pode ser religada. Segundo o comunicado, os períodos devem ter em média sete minutos.

Desmoronamento

Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.

A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estão. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. O içamento estava previsto para começar à 0h de quarta-feira, mas pode ser antecipado para a partir das 20h de terça.

A cápsula Fênix, que será usada para içar os mineiros, tem 53 cm de diâmetro. Todo trajeto de subida durará cerca de 15 minutos, apesar de a operação de saída levar cerca de uma hora para cada mineiro. Durante todo o percurso de subida, eles terão suas condições de saúde monitoradas, usarão tubos de oxigênio e se comunicarão com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.

Perfuradora chega aos mineiros soterrados no Chile:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra