PUBLICIDADE

América Latina

Ato a favor do aborto livre reúne 2 mil pessoas no Chile

Segundo a organização, o objetivo é denunciar "a situação de opressão sob a qual vivem as mulheres criminalizadas por abortar"

25 jul 2015 - 16h47
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Felipe Trueba / EFE

Cerca de duas mil pessoas participaram neste sábado da terceira edição de uma manifestação pelo aborto livre em Santiago do Chile, enquanto tramita um projeto de lei que descriminaliza a interrupção da gravidez em três casos específicos.

A passeata começou na Alameda Bernardo O'Higgins, a principal avenida da capital chilena, e terminou em um parque próximo a Praça Itália com um espetáculo musical de conhecidos artistas locais.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A manifestação foi convocada pela Coordenadora Feministas em Luta (CFL), sob o lema "Nós mulheres, abortamos. Por um aborto livre, gratuito e seguro", e seu objetivo, segundo a organização, é denunciar "a situação de opressão sob a qual vivem as mulheres criminalizadas por abortar".

Isso apesar de se tratar "de uma prática realizada desde tempos imemoráveis", assinalou em comunicado a CFL, que agrupa diversos coletivos a favor do aborto.

Manifestantes usaram bonecas machadas de vermelho para protestar a favor da descriminalização do aborto, em Santiago
Manifestantes usaram bonecas machadas de vermelho para protestar a favor da descriminalização do aborto, em Santiago
Foto: Felipe Trueba / EFE

Em 4 de agosto, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados votará um projeto de lei que despenaliza o aborto em três casos: incompatibilidade do feto com a vida, risco de vida para a mãe e quando a gravidez for resultado de estupro.

No Chile, o aborto terapêutico existiu durante a maior parte do século XX, mas a ditadura de Augusto Pinochet tornou a prática em crime em 1989, no apagar das luzes do violento regime, que ficou 17 anos no poder.

Para a CFL, o projeto de lei em trâmite é insuficiente, pois não aborda a questão dos abortos clandestinos, que são a maioria, e também não considera o direito à autonomia de uma mulher por seu corpo.

"Não queremos mais presas por abortar", afirmou a organização, advertindo que a atual legislação criminaliza principalmente as mulheres pobres.

Segundo dados da polícia militar do Chile, em 57% das denúncias de abuso sexual no país, as vítimas são menores de idade e 40% têm menos de 14 anos, enquanto, de acordo com o Ministério Público, acontecem 17 estupros por dia no país.

Mulheres pedem legalização do aborto na marcha das vadias:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade