PUBLICIDADE

América Latina

Espanha convoca embaixador da Venezuela após insultos de Maduro a Rajoy

27 jul 2015 - 14h47
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério das Relações Exteriores convocou nesta segunda-feira o embaixador da Venezuela na Espanha, Mario Isea, para transmitir "a rejeição e o mal-estar" de Madri em relação aos "inaceitáveis insultos" ao chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, por parte do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que o chamou de "sicário".

O embaixador foi recebido no Palácio de Santa Cruz, sede do Ministerio das Relações Exteriores, pelo diretor-geral para a região ibero-americana, Pablo Gómez de Olea, que lhe comunicou a firme rejeição e o mal-estar do governo com "as afirmações e os adjetivos injuriosos" de Maduro.

"O governo espanhol lamenta que o presidente da República Bolivariana da Venezuela recorra reiteradamente a afirmações desrespeitosas que em nada ajudam a melhorar a relação", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Na saída da reunião, que durou pouco mais de 15 minutos, o embaixador da Venezuela não quis responder as perguntas dos jornalistas e se limitou a dizer que não ia "declarar nada".

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou ontem em um discurso televisionado as medidas de ajuste econômico exigidas da Grécia por líderes europeus, e os chamou de "sicários", citando nominalmente o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

"Aí (na Grécia) vai acontecer algo. Outro sicário da Europa é Rajoy. São sicários; Rajoy é um sicário do povo", disse Maduro.

Maduro se referiu a lei de Segurança Cidadã, aprovada na Espanha, dizendo que com ela Rajoy deu "uma punhalada à democracia" em nome de (ditador espanhol) Francisco Franco (1936-75).

A resposta da Espanha foi convocar o embaixador venezuelano, pela segunda vez nesta legislatura, para informar de sua rejeição e do mal-estar por estes novos insultos de Maduro a Rajoy.

O departamento de José Manuel García-Margallo insiste na nota que publicou depois de se reunir com o embaixador venezuelano no desejo da Espanha de manter "relações construtivas" com a Venezuela.

"O governo da Espanha quer ressaltar mais uma vez seu desejo de manter com o governo da Venezuela relações construtivas, além de nossas diferenças, fundamentadas no diálogo e no respeito mútuo, desde os laços fraternais que unem nossos dois países e nossos povos", afirmou o comunicado.

A última vez que a Espanha convocou o embaixador da Venezuela foi em 15 de abril, para transferir seu mal-estar pelos "insultos e ameaças" de Nicolás Maduro ao tachar Mariano Rajoy de "racista".

O estopim dessa vez foi a aprovação no Congresso de uma resolução que pedia a libertação de Leopoldo López e Antonio Ledezma, opositores venezuelanos presos.

Do outro lado do Atlântico, o governo de Maduro convocou o embaixador espanhol em Caracas, Antonio Pérez-Hernández y Torra, para comunica-lo que realizaria uma "exaustiva revisão" das relações bilaterais.

Apenas uma semana depois, em 22 de abril, a Espanha chamava seu embaixador em Caracas para consultas em sinal de protesto pela "escalada de insultos, calúnias e ameaças" de Maduro contra a Espanha e suas instituições.

Maduro tinha acusado o governo de "apoiar o terrorismo" na Venezuela e de fazer parte de uma "conjunta internacional" para derrubá-lo. Ainda acusou Rajoy de fazer parte de "um grupo de bandidos, de corruptos e de ladrões".

A ligação para consultas é uma ferramenta de protesto diplomático que representa a retirada temporária do embaixador durante um período de tempo indeterminado, embora Pérez-Hernández y Torra tenha retornado no início de maio a Caracas.

As relações entre Espanha e Venezuela atravessaram uma série de desencontros desde que, em outubro, Lilian Tintori, esposa do opositor Leopoldo López, foi recebida por Rajoy, na qualidade de líder do PP.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade