PUBLICIDADE

América Latina

Encapuzados se tornam a face violenta dos protestos no Chile

Governo quer endurecer leis contra desordem e vandalismo para coibir ação de grupos que agridem policiais e a mídia em manifestações no país

22 mai 2013 - 09h43
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes encapuzados queimam bandeira retirada de prédio da polícia durante protesto contra políticas de educação do governo em Valparaíso na terça-feira
Manifestantes encapuzados queimam bandeira retirada de prédio da polícia durante protesto contra políticas de educação do governo em Valparaíso na terça-feira
Foto: AP

Eles aparecem em quase todas as manifestação na capital chilena, Santiago, e jogam pedras, coquetéis molotov, e até mesmo ácido, na polícia. Eles grafitam as paredes da cidade e atacam jornalistas que tentam filmar ou fotografar suas ações. Eles são "os encapuzados", grupos de jovens que se tornaram figuras constantes nos protestos que têm agitado a sociedade chilena nos últimos dois anos.

Nesse período, estudantes realizaram dezenas de protestos em todo o país. Ambientalistas, ativistas dos direitos dos homossexuais, mineiros, e membros de comunidades indígenas do Chile também foram às ruas para expressar suas queixas.

A grande maioria dos manifestantes se comporta de forma pacífica, mas muitas vezes os protestos terminam em violência. Pequenos grupos de jovens encapuzados enfrentam os policiais, que respondem com gás lacrimogêneo, cassetetes e canhões de água. Milhares de pessoas foram presas e centenas foram feridas.

A mídia tende a se concentrar mais na cobertura dos confrontos do que nas marchas pacíficas que os precedem. Como resultado, as questões em jogo - o meio ambiente, a igualdade de gênero, os direitos indígenas e, sobretudo, a educação - muitas vezes são esquecidas, e o debate acaba se concentrando em táticas policiais e a lei e ordem.

Os líderes do movimento estudantil estão bem conscientes disso. As pesquisas de opinião mostram que, apesar de muitos chilenos apoiarem as demandas dos manifestantes para a reforma da educação, eles desaprovam a violência e o vandalismo que acompanham as marchas.

"O importante para nós é continuar falando sobre a educação", diz Andres Fielbaum, presidente da união dos estudantes da Universidade do Chile. "Temos que lembrar que as pessoas que causam a violência são menos de 1% das pessoas que participam das marchas".

Isso é verdade, mas esse "menos de 1%" tem um impacto desproporcional na mídia, e está manchando a reputação de todo o movimento.

Manifestantes encapuzados são vistos durante confronto com a polícia na terça-feira, em Valparaíso
Manifestantes encapuzados são vistos durante confronto com a polícia na terça-feira, em Valparaíso
Foto: AP

Luta direta contra o sistema

Quem são os encapuzados e o que eles querem? Gabriel Salazar, um historiador de esquerda e professor universitário que tem acompanhado os protestos dos últimos dois anos, identifica dois subgrupos dentro de suas fileiras.

"A grande maioria são de bairros pobres de Santiago e estão na faculdade, muitos deles em escolas técnicas", diz ele. "Eles vêm de comunidades com uma longa tradição de protestos, desde a época da ditadura de Pinochet. Protesto violento é quase uma rotina para eles."

Mas Gabriel também identifica um segundo grupo, menor, que vem de uma classe social mais alta, e recentemente se converteu a táticas mais violentas. Ele diz que eles são anarquistas envolvidos em uma "luta direta contra o sistema". Bandeiras com as cores anarquistas preto e vermelho são visíveis em muitas das marchas.

"O anarquismo tem crescido em muitas universidades chilenas, incluindo esta", diz Alberto Mayol, sociólogo da Universidade do Chile, se referindo à faculdade em que leciona, uma das duas universidades mais prestigiadas do Chile. Alberto vê uma linha de descendência direta entre os manifestantes anti-Pinochet dos anos 1980 para os ativistas estudantis de hoje. "O que estamos vendo agora é o fim do fim da era pós-ditadura", diz ele.

A violência não é restrita às manifestações estudantis. A passeata do Dia do Trabalho terminou em violentos confrontos no centro de Santiago: 141 pessoas foram presas e 42 policiais feridos. A polícia não é o único alvo. Bancos, farmácias e redes de fast food têm sido atacados.

Os encapuzados também não veem com bons olhos a mídia, considerada "burguesa". No Dia do Trabalho, eles atacaram a van do canal de televisão chileno Canal 13, ferindo um motorista e um cinegrafista. Durante uma manifestação estudantil no dia 8 de maio, eles agrediram um jornalista da CNN.

Os objetivos dessa violência são difíceis de avaliar. Alguns parecem estar lutando pela revolução, enquanto outros parecem estar lutando apenas por diversão. Sociólogos dizem que muitos são jovens revoltados marginalizados pela modelo econômico capitalista do Chile, que trouxe prosperidade, mas deixou alguns de seus cidadãos vulneráveis aos caprichos do mercado livre.

Jovem encapuzado comanda protesto anarquista contra o Congresso chileno em Valparaíso, na terça-feira
Jovem encapuzado comanda protesto anarquista contra o Congresso chileno em Valparaíso, na terça-feira
Foto: AP

Repressão Legal

Então, o que pode ser feito para acabar com a violência? O governo diz que é necessária uma nova legislação. Um projeto de lei foi enviado ao Parlamento para endurecer penas a delitos de desordem pública. Se o projeto for aprovado, qualquer um considerado culpado de protesto violento terá sua sentença aumentada se tiver também coberto o rosto impedindo sua identificação pela polícia.

O projeto de lei é polêmico e tem sido criticado por grupos de defesa de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional. Manifestantes pacíficos dizem que muitas vezes são obrigadas a cobrir o rosto para se proteger do gás lacrimogêneo da polícia. "O Estado não pode controlar o que as pessoas vestem ou usam durante as manifestações", diz Ana Piquer, diretora-executiva da Anistia Internacional no Chile. "Isso é liberdade de expressão."

Os alunos acusam a polícia de usar gás lacrimogêneo e canhões de água indiscriminadamente. Nos últimos confrontos, a polícia disparou tiros de tinta contra manifestantes para tentar identificá-los. Várias pessoas foram atingidas no rosto e pelo menos um homem perdeu a visão em um olho como resultado.

No início desse mês, um juiz acusou a polícia de usar "métodos semelhantes aos de uma ditadura" durante os protestos - palavras carregadas dada a história do Chile. O político da oposição Gabriel Silber traçou um paralelo entre as táticas empregadas pela polícia e as utilizadas durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

A cara da cidade mudou

Apesar disso, há alguns sinais de que a cooperação entre a polícia e o movimento estudantil está melhorando. Depois da manifestação de 8 de maio, o chefe do governo regional de Santiago, Juan Antonio Peribonio, elogiou os esforços de estudantes para policiar sua própria marcha.

Mas os violentos confrontos ainda assombram muitos moradores de Santiago. A cara da cidade mudou desde 2011. Há mais pichações e muitas ruas já não têm mais placas. Elas foram arrancadas pelos manifestantes e atiradas contra a polícia.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade