PUBLICIDADE

África

Presidente interino é figura controversa no Egito por ligação com Mubarak

4 jul 2013 - 04h40
(atualizado às 06h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Frame de TV egípcia mostra o presidente interino tomando posse do cargo nesta quinta-feira
Frame de TV egípcia mostra o presidente interino tomando posse do cargo nesta quinta-feira
Foto: AP

Anunciado presidente interino do Egito após golpe militar concretizado nesta quarta-feira, o juiz Adly Mansour é uma figura controversa no país. Análises de jornais locais criticam sua ligação com Hosni Mubarak, líder deposto no início de 2011.

Como vice-presidente da Corte Constitucional egípcia, Mansour trabalhou com Mubarak por quase duas décadas. Mesmo após o fim do regime que controlou o governo por quase 30 anos, ele se manteve atuante e ajudou definir as leis das eleições que trouxeram Mohamed Morsi ao poder, em 2012.

No último dia 1º de junho, o próprio Morsi decretou a promoção de Mansour, que se tornou chefe da Corte após aposentadoria do antecessor. Pouco mais de um mês depois, ele assume o cargo máximo do país. 

Nascido no Cairo, Mansour tem 67 anos, é casado e tem duas filhas. Graduado em Ciências e Direito, ele dividiu seus estudos entre o Egito e a França. 

Nos últimos anos, a Irmandade Muçulmana teve constantes atritos com a Corte durante tentativas de alterações constitucionais por parte de Mursi. A ligação da instituição com o regime de Mubarak sempre foi vista com desconfiança pelos últimos governantes.

Nesta quarta-feira, as forças armadas anunciaram Mansour como presidente interino até que sejam convocadas novas eleições, em data ainda indefinida. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade