PUBLICIDADE

África

Homens armados sequestram 80 pessoas, incluindo crianças, no noroeste da Nigéria

Polícia está trabalhando com o Exército e seguranças comunitários para resgatar as vítimas

8 abr 2023 - 15h06
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários
A Nigéria terá uma das maiores população do mundo em poucos anos
A Nigéria terá uma das maiores população do mundo em poucos anos
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Homens armados sequestraram pelo menos 80 pessoas, em maioria mulheres e crianças, no Estado de Zamfara, na Nigéria, região com muitos sequestros em busca de compensação por gangues armadas que têm como alvo vilas remotas, disseram moradores neste sábado.

Gangues de homens armados atacaram centenas de comunidades locais no noroeste da Nigéria nos últimos anos, enquanto militantes islâmicos continuam organizando ataques no nordeste.

O último sequestro foi realizado na sexta-feira em Wanzamai, uma vila na região do governo local de Tsafe, em Zamfara, disseram três moradores. Zamfara é um dos estados mais afetados pelos sequestros.

Musa Usman, cujo filho de 14 anos, Ibrahim, está entre os sequestrados, disse que mulheres e crianças da vila trabalhavam a terra para cultivo e coletavam lenha quando foram levados por homens armados para uma floresta próxima.

"Crianças de várias famílias saíram para coletar lenha e alguns poucos deles iriam para as fazendas em busca de trabalho quando foram sequestrados", disse Usman à Reuters por telefone.

O porta-voz da polícia de Zamfara, Mohammed Shehu, confirmou o incidente em um comunicado, mas não disse quantas pessoas foram sequestradas. A polícia estava trabalhando com o exército e seguranças comunitários para resgatar as vítimas, disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade