Mãe de criança que morreu em acidente da VoePass guarda iogurtes que ela gostava vencidos na geladeira: ‘Era para ela estar aqui’
Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, foi uma das 62 vítimas do avião que caiu em agosto do ano passado
Passaram-se sete meses desde a queda do avião da VoePass em 9 de agosto de 2024, que causou a morte de 62 pessoas em Vinhedo (SP). Entre as vítimas há Liz, de três anos. Familiares realizaram um evento em Cascavel (PR) para homenagear os entes perdidos.
Já se passaram sete meses desde a queda do avião da VoePass, em 9 de agosto de 2024, que deixou 62 vítimas fatais em Vinhedo, no interior de São Paulo. Uma delas foi Liz Ibba dos Santos, de três anos. Sua mãe, Adriana Ibba, carrega o rosto da menina tatuada no rosto e contou à rede de televisão RPC, da TV Globo, que os brinquedos da menina seguem no mesmo lugar, assim como ‘iogurtes’ e sucos que a pequena gostava --mesmo que agora vencidos.
“O quarto dela está lá, tudo no lugar. Os brinquedos como ela deixou ali porque era para ela voltar, era para ela estar aqui, brincando, então está tudo lá. Eu confesso que até os iogurtinhos e os sucos de uva que ela amava, estão vencidos, mas estão na geladeira, porque eu não sei explicar, mas abrir e ver aquilo, que são coisas que eram da minha filha, que são da minha filha, me trazem um certo acalento", contou Adriana em entrevista ao canal.
As declarações foram dadas durante o evento que reuniu familiares e amigos de vítimas do acidente aéreo no domingo, 9. A cerimônia foi intitulada “amores além da vida” e aconteceu no lago municipal Paulo Gorski, em Cascavel, no oeste do Paraná, cidade de onde o avião decolou.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Quem organizou o evento foi a Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 2283, criada em setembro passado para acompanhar as investigações em torno do acidente, assim como dar assistência emocional e jurídica aos familiares das vítimas.
No evento deste domingo, os participantes também fizeram doações que serão encaminhadas a instituições de caridade e balões brancos com sementes de árvores nativas foram soltos --representando que, de alguma forma, a vida continua.
‘Melhor parte de mim’
Liz, de três anos, viajava com o pai, o programador Rafael Fernando dos Santos, de 41 anos. Seus pais, Adriana e Rafael, tinham guarda compartilhada da filha. Ele viajou para Cascavel para buscar a filha para passar o Dia dos Pais com ele em Florianópolis (SC). Pai e filha fariam uma escala em São Paulo.
Ela contou em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, dias após o acidente, que recebeu a notícia da queda da aeronave enquanto trabalhava. A confirmação veio quando liberaram a lista das vítimas, no final da tarde de sexta. "Eu acho que eu senti. Mãe sente, né? Eu perdi a melhor parte de mim. A coisa mais bonita. Ela era alegre, abraçava e beijava", disse.
Além de Liz, outra criança está entre as vítimas: Joslan Gonzalez. O menino morreu ao lado de Josgledys Gonzalez, mãe do garoto, que tinha vendido alguns pertences para arrecadar dinheiro para viagem, e da cachorrinha de estimação chamada Luna. O animal viajava na cabine e foi encontrado aos pés da família.
O acidente
No dia 9 de agosto passado, um avião da empresa caiu com 62 pessoas a bordo em Vinhedo (SP). A aeronave transportava 58 passageiros e quatro tripulantes. O avião, modelo ATR-72, tinha decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h46, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.