PUBLICIDADE

Líder dos Social-Democratas alemães fica mais perto de suceder Merkel

15 out 2021 - 15h56
Compartilhar
Exibir comentários

O líder do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), Olaf Scholz, deu um grande passo para suceder Angela Merkel como chanceler nesta sexta-feira, anunciando que ele e os líderes de dois partidos menores almejam iniciar conversas formais sobre uma coalizão.

15/10/2021
REUTERS/Annegret Hilse
15/10/2021 REUTERS/Annegret Hilse
Foto: Reuters

Os líderes do SPD, que ficou em primeiro lugar na eleição do mês passado, dos Verdes e do Partido Liberal Democrático (FDP) disseram que as conversas exploratórias foram construtivas e que lhes permitiram estabelecer um roteiro para negociações mais formais.

Comitês partidários devem votar no final de semana para decidir se as siglas farão isso, o que as aproxima mais de uma aliança "semáforo", uma referência às suas respectivas cores, o primeiro do tipo em nível federal.

Os Verdes e o FDP mantêm aberta a opção de procurar os conservadores, que estão no poder há 16 anos, caso as tratativas com o SPD travem. Os conservadores criticaram o roteiro por considerá-lo contraditório e parco em detalhes.

Mas pesquisas mostram que a maioria dos eleitores apoia uma aliança semáforo, e até importantes conservadores já desistiram de liderar o próximo governo.

"Um recomeço é possível com os três partidos se unindo", disse Scholz em uma coletiva de imprensa.

"Se partidos que são tão diferentes conseguem concordar sobre desafios e soluções conjuntos, isto seria uma oportunidade para unir o país", disse o líder do FDP, Christian Lindner.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade