Leapmotor inicia produção no Brasil; saiba mais
Depois de muita espera, a fabricante chinesa Leapmotor chegou ao Brasil. Com apoio da Stellantis, grupo responsável pelas marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citröen e Ram, a empresa deu início às suas operações no mercado nacional. É esperado que ela estreie com uma linha de SUVs totalmente eletrificados.
Fundada em 2015 na cidade de Hangzhou, a Leapmotor tem foco em veículos eletrificados. Em 2023, a Stellantis passou a ser acionista da empresa e, no ano seguinte, a dupla formou uma joint venture global chamada de Leapmotor International BV, com objetivo de expandir a marca para o mercado internacional.
O Brasil é o primeiro país fora da China a receber os veículos da fabricante. A operação começará com 36 concessionárias do grupo Stellantis, que serão distribuídas por 29 cidade ao redor do território brasileiro.
Quais serão os primeiros veículos comercializados no Brasil?
Além da sua produção em território nacional, a Leapmotor também iniciou a pré-venda de seus primeiros modelos nesta terça-feira (4). Os veículos escolhidos para estrear o portfólio da marca foram o C10 Elétrico, carro 100% elétrico da marca, e o C10 Híbrido, chamado de REEV (range-extended electric vehicle, ou "veículo elétrico com autonomia estendida", em tradução livre).
O C10 Elétrico é equipado com motor a combustão, que serve como gerador de energia para a bateria e o motor elétrico e como bocal, que permite o carregamento da bateria com fonte externa. Por outro lado, o C10 é voltado ao segmento de SUVs grandes e é equipado com sete airbags, pacote de assistências semiautônomas e arquitetura eletrônica própria da marca.
Uma terceira opção também deve chegar ao Brasil em janeiro. O Leapmotor B10 é um SUV médio, que deve ser 100% elétrico, porém com o tamanho de um Jeep Compass. É esperado que o modelo enfrente o BYD Song Plus, o GWM Haval H6 e o Omoda 5 no mercado. A pré-venda do B10 também teve início nesta terça-feira (4), com entregas previstas para o início de 2026.
Onde comprar um modelo da Leapmotor?
As vendas e manutenções dos modelos da Leapmotor serão realizadas em concessionárias que fazem parte da rede da Stellantis. Eles devem dividir o espaço com veículos de outras marcas como Fiat, Jeep, Ram, Citröen e Peugeot, havendo apenas uma separação entre os showrooms das marcas.
Segundo a fabricante chinesa, os funcionários da concessionárias passaram por treinamento técnico voltado a veículos eletrificados e todos os serviços irão seguir as normas de segurança exigidas para esse tipo de tecnologia.
Ver essa foto no Instagram