Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filha de anão desabafa após pai ser brutalmente morto por PM

Conhecido como 'Anão da Solidão', Ernesto Schmitz Neto foi brutalmente morto por PM com quatro tiros no peito após discussão com inquilina

5 fev 2025 - 11h54
Compartilhar
Exibir comentários
Ernesto Schmitz Neto foi morto por PM com quatro tiros dentro de sua casa
Ernesto Schmitz Neto foi morto por PM com quatro tiros dentro de sua casa
Foto: Reprodução / Contigo

Um homem de 48 anos, identificado como Ernesto Schmitz Neto, conhecido como Betinho ou "Anão da Solidão", foi morto com quatro tiros no peito por policiais militares dentro de sua casa, em Florianópolis, Santa Catarina. A tragédia ocorreu após uma discussão com uma inquilina, que acionou a corporação.

Quem era Betinho, o 'Anão da Solidão'?

Betinho era conhecido na cidade tanto por seu trabalho como promotor de eventos e festas corporativas quanto por sua habilidade como surfista amador. Além disso, sua semelhança com o ator Peter Dinklage, o Tyrion Lannister de Game of Thrones, fazia com que muitos o reconhecessem. A versão da PM indica que ele estava armado com uma faca e teria avançado contra os agentes, o que justificaria a ação fatal. No entanto, a filha de Betinho, Eduarda Schmitz, de 24 anos, farmacêutica, nega essa versão e acusa os policiais de execução. O incidente ocorreu no dia 4 de janeiro, na Praia da Solidão.

Filha comenta problemas psicológicos do pai

Eduarda alega que seu pai não representava uma ameaça, apesar de alguns "problemas psicológicos". Ela destaca que Betinho tinha depressão e episódios de agressividade, mas que essas crises eram facilmente controladas por amigos e vizinhos, sem necessidade de violência. "Ele tinha depressão e algumas crises de agressividade, mas eram facilmente contidas por amigos e vizinhos. Nunca precisou de violência", disse.

Ela também criticou a polícia, que, segundo ela, tentou manchar a imagem de Betinho ao divulgar que ele tinha passagens por ameaça e desacato. "Eles (a PM) estão tentando sujar a imagem dele para justificar uma execução. Meu pai não era bandido. Ele estava sozinho em casa quando foi morto", desabafou.

Briga com a inquilina teria causado a morte de Betinho

A confusão que levou à morte de Betinho teria começado com uma discussão com a inquilina que morava no andar inferior de sua casa. Segundo Eduarda, seu pai já queria que ela deixasse a residência, pois ela não estava pagando o aluguel. "Ela já estava morando lá há tempos e meu pai queria que ela saísse. Naquela manhã, houve um desentendimento e ela chamou a polícia", explicou.

Eduarda afirmou que soubera que a inquilina não estava pagando o aluguel e que a briga poderia ter sido motivada por esse motivo. "Minha avó e os vizinhos disseram que ela não estava pagando, mas ela alega que sim. Não há contrato, tudo era de boca. Meu pai já vinha pedindo para ela sair havia muito tempo", contou.

Em uma atitude desesperada, ao ver que a Polícia Militar havia sido acionada, Betinho se trancou em casa. "Ele não estava mais na rua, não ameaçava mais ninguém. Mas os policiais arrombaram a porta, subiram as escadas e dispararam quatro vezes. Todos os tiros acertaram a parte superior do corpo, o tórax", descreve sua filha, em lágrimas.

Eduarda questiona abordagem utilizada pela PM

A filha de Betinho também destaca que alternativas menos letais foram ignoradas. "Por que não usaram spray de pimenta? Por que não usaram gás lacrimogêneo? Por que não tentaram imobilizar manualmente? Eles não seguiram protocolo nenhum", desabafa, acusando a polícia de agir de forma desproporcional.

Betinho agrediu os policiais?

De acordo com a Polícia Militar, Betinho teria tentado esfaquear os policiais, o que teria justificado a reação armada. Um inquérito policial militar foi aberto para investigar a conduta dos agentes envolvidos, e a Polícia Civil de Santa Catarina também iniciou um inquérito para apurar os detalhes do caso, que ainda está em andamento.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade