Férias escolares: os perigos escondidos dentro de casa, veja
Saiba como proteger os pequenos e garantir um verão tranquilo com dicas de segurança doméstica e cuidados com a saúde
Com a chegada das férias escolares e as altas temperaturas do verão, a rotina das famílias muda completamente.
As crianças passam mais tempo em casa, o que, embora seja um momento de alegria e conexão, exige um olhar atento dos pais para evitar incidentes que podem interromper a diversão.
Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), os acidentes domésticos aumentam cerca de 8% em São Paulo durante este período.
De acordo com o pediatra Thiago Gara, do Hospital São Luiz Anália Franco, quedas e infecções gastrointestinais são as principais ocorrências nas emergências pediátricas.
Abaixo, veja 5 dicas para garantir a segurança das crianças dentro de casa.
1. Cuidado com degraus e pisos escorregadios
As quedas são o tipo de acidente doméstico mais comum entre crianças. Áreas com degraus, rampas ou pisos lisos devem ter atenção redobrada. Passadeiras antiderrapantes e supervisão constante ajudam a reduzir o risco.
2. Cozinha sempre segura: cabos das panelas para dentro
Um detalhe simples evita queimaduras graves: deixar os cabos voltados para dentro do fogão. Dessa forma, você evita que as crianças ou até os adultos batam nas panelas e derrubem sobre o corpo. Também é essencial evitar manusear itens no fogo com as crianças no colo.
3. Cuidado com a água parada
Esta época do ano é propícia para reprodução de insetos, inclusive o mosquito da dengue. Por isso, baldes, bacias e vasos devem ser mantidos vazios ou protegidos. Assim, prevenindo acidentes e também o foco de insetos.
4. Atenção aos produtos químicos
Outro ponto de alerta são os produtos de limpeza. Com as crianças mais tempo em casa, é melhor evitar o acesso a esses produtos. Os itens de limpeza podem causar alergias e intoxicações, por isso deixe em lugares altos e bem armazenados.
5. Cuidado com a alimentação
No calor, alimentos se deterioram mais rápido. Comer em locais confiáveis reduz o risco de intoxicações e infecções gastrointestinais.
"Grande parte dos casos que afligem crianças nessa época são gastroenterites causadas por alimentos contaminados. Por isso, atenção à procedência, armazenamento e manuseio dos alimentos", ressalta pediatra Thiago Gara.
Quais cuidados ter com a saúde e o bem-estar físico?
Além do ambiente seguro, a saúde interna merece atenção. Incentivar atividades longe das telas e manter uma alimentação leve ajuda no desenvolvimento da criança.
Contudo, é vital monitorar sinais como febre persistente, vômitos ou sonolência excessiva, que indicam a necessidade de buscar ajuda médica imediata.
Portanto, aproveitar as férias para fortalecer os vínculos familiares é essencial, desde que a vigilância seja mantida.
Ao adotar essas medidas preventivas, você garante que as férias escolares e a segurança caminhem juntas, proporcionando um verão inesquecível e saudável para quem você mais ama.