Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EUA e China suspendem tarifas por 90 dias após acordo comercial

12 mai 2025 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários

Em um movimento conjunto, Estados Unidos e China decidiram suspender parte das tarifas comerciais bilaterais por três meses. O anúncio foi feito após um encontro entre autoridades dos dois países em Genebra, na Suíça, no último fim de semana. As novas medidas passam a valer até quarta-feira (14), segundo comunicado oficial, embora a data exata ainda não tenha sido divulgada.

China e EUA anunciam acordo para pausar tarifaço
China e EUA anunciam acordo para pausar tarifaço
Foto: Canva Fotos / Perfil Brasil

O acordo prevê que os Estados Unidos reduzam suas tarifas sobre produtos chineses de 145% para 30%. A China, por sua vez, baixará suas taxas sobre itens americanos de 125% para 10%.

"Ambos os países representaram muito bem seus interesses nacionais", afirmou o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. "Temos um interesse comum em um comércio equilibrado, e os EUA continuarão caminhando nessa direção."

Segundo Bessent, a decisão não envolve medidas específicas por setor. Ele destacou que os EUA seguirão com o chamado "reequilíbrio estratégico", que inclui medicamentos, semicondutores e aço — áreas consideradas críticas para a segurança das cadeias de suprimentos.

"O consenso das delegações neste fim de semana é de que nenhum dos lados deseja um desacoplamento", continuou. "E o que havia ocorrido com essas tarifas altíssimas era o equivalente a um embargo e nenhum dos lados quer isso. Queremos o comércio."

Trégua nas tarifas reduz tensões, mas impasse permanece

O entendimento atual é uma pausa e não resolve questões estruturais entre as duas potências. Bessent indicou que novas reuniões deverão ocorrer em breve, mas não adiantou datas nem detalhes.

A disputa tarifária entre EUA e China intensificou-se no governo do ex-presidente Donald Trump, afetando fortemente o comércio global. No mês passado, o aumento nas tarifas provocou instabilidade nos mercados financeiros, reacendendo temores de recessão.

Com o anúncio do acordo, o dólar valorizou diante de outras moedas e os mercados acionários reagiram positivamente. A trégua, ainda que temporária, reduziu o risco imediato de novas interrupções nas cadeias de produção globais.

"Eu achava que as tarifas seriam reduzidas para algo em torno de 50%", disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management, à agência Reuters. "Obviamente, essa é uma notícia muito positiva para as economias de ambos os países e para a economia global, e deixa os investidores muito menos preocupados com os danos às cadeias de suprimentos globais no curto prazo."

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Perfil.com Brasil (@perfilcombrasil)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade