Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo relaciona enjoo do movimento na infância causado pela enxaqueca com tontura na vida adulta

Pesquisa premiada mostra que 73,6% dos adultos com enxaqueca e tontura tiveram cinetose na infância, reforçando a importância do diagnóstico precoce

22 set 2025 - 16h01
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo brasileiro, premiado no Congresso Internacional de Cefaleia, revelou uma forte ligação entre cinetose infantil — o conhecido enjoo do movimento — e quadros de enxaqueca vestibular na vida adulta. Segundo a pesquisa, 73,6% dos pacientes adultos com enxaqueca e tontura apresentaram cinetose na infância.

Estudo brasileiro relaciona enjoo do movimento na infância à enxaqueca com tontura na vida adulta
Estudo brasileiro relaciona enjoo do movimento na infância à enxaqueca com tontura na vida adulta
Foto: Freepik / Perfil Brasil

Cinetose como marcador precoce

De acordo com o neurologista Dr. Tiago de Paula, autor principal do estudo, os achados confirmam que a cinetose pode ser um marcador precoce de hipersensibilidade sensorial e disfunção vestibular. Crianças com o problema costumam sentir enjoo, tontura, dor de cabeça, sudorese e sonolência em situações como viagens de carro, passeios de navio, brinquedos de parque de diversão ou até videogames com movimentos rápidos.

"Muitas vezes essas crianças recebem diagnóstico errado de labirintite. Na verdade, trata-se da própria enxaqueca. Se identificada cedo, pode ser tratada e oferecer qualidade de vida muito melhor ao paciente", explica o médico.

Enjoo do movimento e enxaqueca

O trabalho analisou 780 prontuários eletrônicos de pacientes com enxaqueca crônica atendidos entre 2020 e 2025 no Headache Center Brasil, em São Paulo. Entre eles, 592 (75,8%) apresentavam sintomas vestibulares e, destes, 436 relataram cinetose na infância.

Segundo o neurologista, os mecanismos envolvidos incluem hipersensibilidade vestibular central e hiperexcitabilidade cortical. A integração alterada entre os sistemas visual, vestibular e somatossensorial também contribui para os sintomas de náusea e vertigem. "Essas condições compartilham uma base genética ligada a alterações na neurotransmissão, especialmente envolvendo glutamato e serotonina", complementa.

Importância do diagnóstico precoce

Os resultados sugerem uma continuidade das manifestações sensoriais anormais ao longo da vida. Para o especialista, um histórico de cinetose deve ser considerado um marcador clínico importante na avaliação de pacientes com tontura. "Com essa identificação precoce, é possível investigar enxaqueca, intervir e reduzir os impactos da doença", afirma.

*Fonte: Dr. Tiago de Paula — Médico neurologista especialista em Cefaleia pela Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP), membro da International Headache Society (IHS) e da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC). Pesquisador e palestrante em congressos nacionais e internacionais, atua no Headache Center Brasil, em São Paulo.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade