Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esteio ainda tem mais de sete mil doses de vacinas contra a gripe

Até o final da tarde da última semana, Esteio havia aplicado 12.581 vacinas no principal grupo da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza

13 jun 2023 - 10h46
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo com a sequência da vacinação da gripe em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) durante o dia e no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias) à noite, mais de 7 mil doses de vacina contra a gripe seguem esperando por braços de esteienses no depósito da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A 25ª Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza encerrou-se no último dia de maio, mas o Ministério da Saúde sugeriu que os municípios seguissem aplicando a vacina até que as doses sejam totalmente utilizadas. Parecia uma tarefa fácil, mas não está sendo.

Foto: Djalma Corrêa Pacheco / Porto Alegre 24 horas

Até o final da tarde da última sexta-feira (9), Esteio havia aplicado 12.581 vacinas no principal grupo da Campanha, formado por crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, idosos e professores. Esse número representa pouco mais de 51% deste público-alvo. A meta do MS seria vacinar 90%. As puérperas, com apenas 27,27% de cobertura vacinal, e as crianças, com 28,96%, são os grupos que requerem mais atenção. Os idosos, com 58,91% de cobertura, são os mais imunizados.

Além disso, foram vacinados outros 2.360 esteienses de outros públicos alvos, como pessoas com comorbidades, deficientes e trabalhadores do transporte coletivo de passageiros, e 6.902 pessoas que inicialmente não faziam parte do grupo de "vacináveis", mas que foram autorizadas a serem imunizadas em razão da baixa adesão. Com isso, Esteio chegou a 21.843 imunizantes administrados, o equivalente a apenas 26,25% da população.

Quem ainda não se vacinou contra a gripe pode procurar a proteção em todas as UBSs com sala de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min, e no Cias, das 17h às 20h30min. Não é necessário agendar antes.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Embora seja considerada uma doença menos grave, a gripe pode levar o paciente ao óbito.

Contra a covid-19

Esteienses acima de 18 anos podem procurar as UBSs ou o Cias, em dias específicos (veja grade abaixo), também para receber a bivalente. Não há necessidade de agendamento prévio.

De dose única, ela deve ser recebida quatro meses após a segunda dose de reforço (quarta dose). No caso de pessoas que não tenham feito reforços, ela pode ser aplicada após a segunda dose do ciclo inicial ou da primeira dose de reforço.

A bivalente segue disponível, também, para pessoas acima de 12 anos de idade com alguma das comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde (veja abaixo), imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão; para gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias); para pessoas com deficiência permanente e trabalhadores da saúde.

Até 12 anos precisa agendamento

Para esteienses entre seis meses e quatro anos, que estão recebendo a primeira dose da vacina conhecida como Pfizer Baby, e dos cinco aos 12 anos, a imunização segue ocorrendo nas UBSs Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges (Parque Claret), Nickollas Gomes (Centro) e Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes (Caic/Primavera) mediante agendamento pelo site minhaagendavirtual.com.br/esteio. Esses três "postos de saúde" passaram a ser os únicos que oferecem a primeira dose e o reforço da imunização contra a covid para bebês e crianças. Quem não conseguir utilizar o sistema poderá ligar para o telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Vacinação contra a Influenza

Onde:

UBS Cruzeiro (Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto quintas-feiras, após as 15h - reunião de equipe)

UBS Dr. Luiz Fernando Pereira Cachoeira - Esperança (Rua Tricampeão, 132)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto quartas-feiras, após as 16h - reunião de equipe)

UBS Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges - Claret (Av. João Neves da Fontoura, 347)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto terças-feiras, das 8h às 9h - reunião de equipe)

UBS Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes - Primavera (Rua Vereador Orestes Pianta, 200)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto quintas-feiras, após as 15h - reunião de equipe)

UBS Fátima Gorete Pereira de Oliveira - Pedreira (Rua José Pedro Silveira, 404)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto quintas-feiras, após as 15h - reunião de equipe)

UBS Jardim Planalto (Av. Porto Alegre, 987)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto quartas-feiras, após as 15h - reunião de equipe)

UBS José Mario de Carvalho - Tamandaré (Rua Melvin Jones, 230)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto quintas-feiras, das 8 às 9h - reunião de equipe)

UBS Nickollas Gomes - Centro (Rua Fernando Ferrari, 948)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto quintas-feiras, após as 16h - reunião de equipe)

UBS Parque do Sabiá (Rua Águia, 465)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto terças-feiras, após as 15h - reunião de equipe)

UBS Prefeito Juan Pio Germano - Ezequiel (Rua Ezequiel Nunes Filho, 79)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto segundas-feiras, após as 15h - reunião de equipe)

UBS Vereador Paulo dos Santos Nunes - Novo Esteio (Av. Celina Chaves Kroeff, 405)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto terças-feiras, após as 15h - reunião de equipe)

UBS Votorantim (Rua Ayrton Senna da Silva, 229)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto segundas-feiras, após as 16h - reunião de equipe)

Cias (Travessa Mario Cutruneo, 48 - Bairro Olímpica)

De segunda a sexta-feira, das 17h às 20h30min

Vacinação regular contra a covid-19

Público: Pessoas acima de 12 anos (todas as doses) com comorbidades e pessoas acima de 18 anos

Onde: UBSs e Cias

Quando: Em dias específicos (veja tabela abaixo)

Agendamento: Não é necessário

Público: Bebês de seis meses a quatro anos e anos e crianças e adolescentes de cinco a 12 anos

Quando: De segunda a sexta-feira

Onde: UBSs Nickollas Gomes (Centro), Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes (Primavera) e Dr. Paulo Justiniano Lucena Borges (Parque Claret)

Locais para vacinação contra a covid-19 - Pessoas acima de 12 anos, todas as doses

Monovalente e bivalente

Segundas-feiras Terças-feiras Quartas-feiras Quintas-feiras Sextas-feiras
UBS Centro UBS Cruzeiro UBS Centro UBS Jd Planalto UBS Pq Claret
UBS Pq Sabiá UBS Jd Planalto UBS Pq Claret UBS Votorantim UBS Cruzeiro
UBS Tamandaré UBS Primavera UBS Ezequiel UBS Novo Esteio UBS Primavera
UBS Esperança Cias     UBS Pedreira
Horário de vacinação

UBSs: Das 9h às 12h e das 13h às 16h

Cias: Das 17h às 20h45min

Endereços

UBS Centro - Rua Fernando Ferrari, 948

UBS Cruzeiro - Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52

UBS Esperança - Rua Tricampeão do Mundo, 132

UBS Ezequiel - Rua Ezequiel Nunes Filho, 79

UBS Jardim Planalto - Avenida Porto Alegre, 987

UBS Novo Esteio - Avenida Celina Chaves Kroeff, 405

UBS Parque Claret - Avenida João N. da Fontoura, 347

UBS Parque do Sabiá - Rua Águia, 465

UBS Pedreira - Rua José Pedro Silveira, 404

UBS Primavera - Rua Orestes Pianta, 200

UBS Tamandaré  - Rua Vila Lobos, 1.023

UBS Votorantim - Rua Ayrton Senna da Silva, 229

Cias - Travessa Mario Cutruneo, 48

TEXTO: Prefeitura de Esteio

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade