Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Escolas estaduais do Rio Grande do Sul conquistam a maior média do Enem 2025

Dados oficiais do MEC apontam que a rede pública gaúcha subiu de posição e lidera o desempenho educacional no país.

30 jun 2026 - 16h31
(atualizado às 16h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul alcançou o primeiro lugar nacional na média de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025). A informação foi consolidada após a análise dos microdados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), realizada pelo Centro de Educação Baseado em Evidências (Cebe), órgão vinculado à Secretaria da Educação (Seduc). O resultado marca uma ascensão para o Estado, que ocupava a segunda posição do ranking em 2024.

Foto: Porto Alegre 24 horas

Quando avaliadas todas as redes de ensino de forma conjunta — somando instituições públicas e privadas —, o Rio Grande do Sul também registrou avanço expressivo. O Estado assumiu a terceira posição nacional, ficando atrás apenas do Distrito Federal e de Santa Catarina, que lidera o grupo. No ano anterior, a classificação interestadual geral posicionava os gaúchos em quinto lugar.

O cálculo que define o ranqueamento baseia-se nas notas da redação e das quatro áreas objetivas dos estudantes inscritos vinculados às suas respectivas escolas. Entre os destaques individuais da rede pública do RS, quatro unidades do Colégio Tiradentes (Ijuí, Santa Maria, Santo Ângelo e Passo Fundo) figuraram no top 10 das escolas estaduais do país. Na categoria sem processo seletivo, os maiores desempenhos foram da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e da Escola Professor Affonso Pedro Rabuske.

A conquista do primeiro lugar em 2025 reflete a consolidação de um indicador histórico. Nos últimos 11 anos, o Rio Grande do Sul tem se mantido de forma regular entre os três melhores desempenhos das redes estaduais brasileiras, em uma disputa pelo topo que envolve tradicionalmente os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O desempenho atual coincide com o aumento do volume de participantes gaúchos no exame.

Ascom Seduc.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra